Rotary Clubes de Campo Mourão fazem entrega de equipamentos à Santa Casa

Representantes dos seis Rotary Clubes de Campo Mourão fizeram nessa quinta-feira (7), a entrega de equipamentos à Santa Casa do município. Os aparelhos foram adquiridos por meio de um projeto emergencial frente à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), para atender necessidades mais urgentes do hospital regional.

O projeto foi financiado pela Fundação Rotária, que retornou em dobro os recursos doados por rotarianos e Empresas Cidadãs. O subsídio, no valor de U$ 25 mil dólares, o equivalente a R$ 145,7 mil, foi utilizado para a compra de 3 aparelhos de videolaringoscopia, que serão utilizados para entubação de pacientes, sem a necessidade do médico se expor aos aerossóis eliminados pelo mesmo, dando segurança para o paciente e à equipe de profissionais assistentes;  1 eletrocardiograma de 12 canais, que permite fazer o eletro à beira do leito, com segurança ao paciente; e 1.000  máscaras de proteção, modelo N 95 com filtro, que reduz em 99,9% o risco de contaminação dos profissionais.

Os equipamentos foram repassados ao presidente da Santa Casa, Pedro Henrique Montans Baer e à superintendente, Lucineia Scheffer pelo presidente da Comissão da Fundação Rotária do Distrito 4630, o médico Antonio Carlos Cardoso, junto do governador indicado para a gestão 2022/23, Elói Bonkoski, que representou o Governador do Rotary, Édio Martelo. 

Participaram também da solenidade de entrega os presidentes dos clubes: Marcelo Lima (R.C. Campo Mourão), Gérson Luiz Batista  (R. C. Gralha Azul), Lindomar Teles de Oliveira (R. C. Verdes Campos), Itamar Zeni (R. C. Araucária), Anne Caroline de Paula Freitas (R. C. Lago Azul) e Ana Cláudia Padilha (R. C. Raio de Luz).

Esta foi a primeira fase do subsídio que também já autorizou a compra de 10 camas hospitalares, motorizadas, aparelhos de desfibrilação/cardioversor, máscaras de ventilação não invasiva, circuitos CPAP nasal, oxímetros, monitores multiparâmetros e EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como: aventais impermeáveis, toucas, luvas, óculos de proteção e face Shields (escudos em acrílico). “É uma ajuda muito importante aos hospitais. Nesta hora emergencial, este aporte financeiro que vem do Rotary vai ajudar a salvar muitas vidas”, falou Antonio Carlos Cardoso. “Ainda hoje estou indo a Maringá para fazer uma compra de praticamente R$ 600 mil em materiais para dividirmos em cinco hospitais aqui da região”, acrescentou o médico. 

A iniciativa está atendendo hospitais Santas Casas de Campo Mourão, Cianorte, Maringá, Paranavaí, Umuarama, e Colorado do Oeste. O custo do projeto pode ser medido pelo montante de dinheiro investido, mas o valor é infinitamente superior, uma vez que, segundo o diretor técnico da Santa Casa, Renato Gibim, estes equipamentos “salvarão muitas vidas e isto não tem preço”.