Rotary Verdes Campos faz repasse de recursos à Casa de Apoio aos Doentes de Câncer

O Rotary Clube Verdes Campos de Campo Mourão fez nesta semana o repasse de R$ 6.500,00 para a Casa de Apoio aos Doentes de Câncer do município. Um cheque simbólico com o valor foi entregue pelo presidente do clube, Edilson Souza e Silva, ao presidente da entidade, Carlos Nilton Poyer, durante reunião entre os rotarianos.

“Este recurso é referente à compra de alimentos para auxílio da entidade”, explicou Silva. Com o valor, foram comprados 182 pacotes de arroz de 5 quilos cada, totalizando 910 quilos; 100 litros de óleo de soja; 6.500 embalagens para produção de marmitas, além de 30 pacotes de café.

Silva destacou a importância da entidade que presta o serviço social. A Casa de Apoio aos Doentes de Câncer acolhe os pacientes da região, que pernoitam no local. Também serve marmitas às pessoas em tratamento na Santa Casa e aos seus familiares. Diariamente, são servidas pela instituição em torno de 60 marmitas, perfazendo uma média mensal de 1.800 refeições distribuídas no hospital e também no Instituto do Rim, que atende pacientes da Comcam para procedimentos de hemodiálise. Para se ter ideia, durante todo o ano de 2024, foram servidas pela entidade 15.674 refeições. Além disso, 39 pessoas se hospedaram no local no período.

“Sem a Casa [de Apoio aos Doentes de Câncer], a vida destes pacientes e acompanhantes com certeza seria mais difícil. É muito lindo o trabalho que a entidade presta a estas pessoas. Reconhecendo esta bela ação, o Rotary Clube Verdes Campos vem prestando este apoio à entidade”, frisou Silva.

O presidente da Casa de Apoio à Pessoa em Tratamento de Câncer, Carlos Nilton Poyer, agradeceu a iniciativa do Verdes Campos. “São ações como estas que nos dão mais ânimo para continuar o trabalho. Em nome de todos os pacientes atendidos, agradecemos ao clube por esta importante ajuda”, frisou.

A entidade

A Casa de Apoio funciona na Rua Prefeito Devete de Paula Xavier nº.1318, no centro de Campo Mourão. Até meados de 2022, funcionava na Vila Rio Grande. A entidade foi fundada em 2003, com o objetivo de ajudar pessoas da região acometidas pelo câncer que recorrem ao tratamento na Santa Casa de Campo Mourão.

Um grupo de empresários ligados à Maçonaria assumiu a diretoria quando a instituição passava por uma situação precária. Desde então, o grupo vem coordenando várias campanhas de apoio para arrecadação de donativos, especialmente alimentos.

A Casa de Apoio tem como finalidade: acolhimento provisório da pessoa e de seu acompanhante que estejam em trânsito na cidade de Campo Mourão e não possuem condições de autossustento para tratamento de problemas graves de saúde, fornecendo local para pernoitar (hotelaria completa); fornecer refeições (marmitas) para pessoas em tratamento de câncer e acompanhantes no Hospital Santa Casa de Misericórdia – Oncologia e Instituto do Rim às pessoas da Comunidade dos Municípios de Campo Mourão (Comcam).