SAMU ajuda gestante a fazer parto difícil em residência
O nascimento do pequeno mourãoense Gael, na madrugada de sexta-feira (30), teve a ajuda da enfermeira Enelci e do condutor-socorrista do SAMU, Vanderlei Vanduxo. Eles foram acionados para atender a gestante Viviane Greice Almeida, moradora do Lar Paraná, que entrou em trabalho de parto na residência. Sem condições de colocar a mãe na ambulância, os profissionais realizaram o parto na própria casa.
A enfermeira Enelci conta que ela e seu colega de trabalho já tinham realizado um parto na ambulância, mas neste caso os cuidados tiveram que ser redobrados porque o bebê nasceu em posição pélvica. “Em vez de nascer pela cabeça, a criança nasce pelo quadril”, explica a enfermeira, ao acrescentar que mesmo assim o parto foi um sucesso.
A preocupação dos profissionais continuou após o parto porque o bebê não reagia com o choro. “Foi um susto, mas graças a uma manobra para a qual já somos treinados o bebê chorou para alívio nosso e da família”, disse Enelci. O pequeno Gael e a mãe Viviane foram encaminhados para o hospital para exames de praxe.
A foto dos profissionais com o bebê já no hospital foi postada em grupos de aplicativos de mensagens, onde Enelci e Vanduxo receberam muitos cumprimentos pelo trabalho.