Sanepar desenvolve atividades ambientais com estudantes da rede estadual em Iretama
Estudantes do curso técnico em agronegócio, do Colégio Estadual Anibal Khury, de Iretama, participam nesta quarta-feira (25), da primeira atividade do programa Sustentabilidade: da escola ao rio, promovido pela Sanepar em razão da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.
Os estudantes da escola estadual, que está localizada na bacia do Rio Pinhalzinho, farão o reconhecimento e reflexão sobre os impactos das ações e intervenções na área da bacia hidrográfica. Será percorrido um trecho de 10 quilômetros, escolhido com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município, com três paradas programadas: no antigo aterro sanitário, na Cachoeira do Bicão, no Rio Pinhalzinho, e na estação de tratamento de esgoto, localizada às margens do mesmo rio.
No trajeto, a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes, fará a orientação técnica para que os alunos possam preencher as fichas de caracterização da bacia e sobre os resíduos encontrados no percurso.
Vistoria
No período da tarde, a partir das 14 horas, o Grupo Gestor e as autoridades de Iretama irão até o local onde foi implantada uma moderna e eficiente estação de tratamento do esgoto para uma visita monitorada. A ação tem por finalidade mostrar o funcionamento da unidade de tratamento e o cronograma das obras de implantação das redes coletoras, como irá funcionar o processo e os benefícios ambientais e sociais do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.
No fim de setembro, foi feita a primeira reunião com os moradores que já estão contemplados com a rede coletora e o grupo gestor das ações em Iretama se reuniu com prefeito, vereadores, secretários e técnicos do município, onde foram apresentados o projeto técnico e as atividades propostas para o município, que agora se concretizam.
Sustentabilidade
Criado em 2013, o programa visa mobilizar alunos e professores para ações socioambientais em rios urbanos. Assim, em Iretama, como nos locais onde o projeto ocorre, os alunos fazem o reconhecimento da bacia hidrográfica, coletas e análises da água para monitorar sua qualidade, plantio de árvores nativas, coleta e destinação adequada de resíduos, mobilização da comunidade ribeirinha e divulgação dos resultados do projeto.
O trabalho é feito com a orientação de gestores socioambientais da Sanepar e com o apoio técnico e materiais oferecidos pela Companhia. “Queremos estimular os estudantes da cidade a cuidar dos seus rios, a cuidar da sua água, a respeitar o meio ambiente para garantir a sustentabilidade e um ambiente seguro para as próximas gerações”, explica a gestora Andrea Fontes.
O programa já desenvolveu mais de 500 ações socioambientais em 30 rios que são monitorados, envolvendo mais de 10.000 pessoas. Em Iretama, alunos e professores vão desenvolver as ações no Rio Pinhalzinho, a montante da estação de tratamento de esgoto. No fim do mês passado, a Sanepar promoveu cursos para os professores do Colégio Anibal Khury, tendo a participação de 30 docentes de diversas áreas de ensino daquele educandário. O curso foi transmitido também para todas as salas de ensino do curso técnico de enfermagem.