Sanepar diz que estiagem ainda não ameaça abastecimento na região

A estiagem que assola toda a região sul do país, pelo menos por enquanto, não afetou o abastecimento de água feito pela Sanepar em Campo Mourão e região. É o que afirma a chefe regional da empresa, Araceli Pendiuk. Ela alerta, porém, que a população deve economizar no consumo. “Por enquanto não há risco, mas se não chover o suficiente no próximo mês essa situação pode mudar”, adverte.

Segundo Araceli, a única localidade em que o abastecimento necessitou de reforço de caminhão pipa foi o distrito de Águas de Jurema, no município de Iretama. “Mas lá também já temos um poço perfurado e a entrada em operação está em processo de licitação”, explica. Em Goioerê, segundo ela, também foram sanados problemas pontuais de abastecimento. “Os poços que temos em Goioerê baixam muito rápido em época de seca e por isso reativamos outro recentemente”, explicou.

Em Nova Cantu, também foi reativado em poço artesiano na comunidade Santo Rei. Em parceria com a prefeitura um poço foi perfurado na Comunidade Caratuva para atender 30 famílias e na semana passada foi testada a vazão de um poço perfurado há 17 anos no assentamento José Arnaldo dos Santos, com capacidade para abastecer 34 famílias.

Em Campo Mourão, segundo Araceli, embora a vazão do Rio do Campo tenha baixado com a seca, o abastecimento ainda não corre risco. Mas em razão da pandemia de Coronavirus, com as pessoas ficando mais em casa, o consumo aumentou. “Em relação ao mesmo período do ano passado constatamos um aumento de consumo em torno de três por cento”, afirmou.

Por isso, a empresa alerta para que seja feito consumo racional e inteligente da água. “A prioridade deve ser o consumo humano, principalmente para higiene e alimentação”, reforça.

Reclamações

Outro pedido da chefe regional é que eventuais reclamações sejam feitas pelos canais oficiais. “Muitos usam as redes sociais para reclamar, aí não temos como verificar. Precisamos dos dados do consumidor, endereço para podermos checar e dar uma resposta”, explica.

Enquanto o atendimento presencial permanece fechado por conta do decreto estadual, os consumidores são atendidos pelos telefones 0800 200 0115 e 3599- 4251. Outro canal é o e-mail [email protected]. A Sanepar disponibiliza ainda o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou o site www.sanepar.com.br.