Sanepar notifica usuários a não trocar água de piscinas
Usuários da Sanepar que possuem piscinas receberam uma nova notificação na semana passada sobre a proibição de troca de água por um período de 180 dias. “O Estado do Paraná se encontra em período de escassez hídrica e durante o período fica proibida a troca de água de piscina”, diz um trecho da notificação.
O documento cita o decreto estadual sobre emergência hídrica em razão da longa estiagem que reduziu drasticamente a vazão de rios e poços que abastecem as cidades. Na notificação o usuário é alertado que o desrespeito é passível de multa correspondente ao faturamento de seis vezes o volume de água da piscina. No caso de reincidência, o valor da multa será o dobro.
“Informamos ainda que a Sanepar não poderá proceder o desconto no esgoto no caso de troca de água de piscina, considerando que a prática está vedada enquanto perdurar a vigência do decreto”, conclui o documento, ao acrescentar que em caso de dúvidas o usuário deve procurar os canais de atendimento da empresa.
A crise hídrica obrigou a Sanepar adotar várias medidas emergenciais como a reperfuração para aprofundamento de poços e a troca de equipamentos por mais potentes. “Como não há mais disponibilidade de água nos mananciais para garantir o abastecimento de forma regular dependemos do uso racional da água, priorizando o consumo na alimentação e higiene pessoal”, ressalta a gerente regional, Araceli Stela.
Dicas para economizar água
Diminuir o tempo de banho
Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.
Escovar os dentes e fazer a barba
Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre-se de que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.
Vaso sanitário
As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de refrigerante embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.
Lavar louça
O ideal é acumular a louça. Por exemplo, empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.
Redutor de água
Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits. Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador. Considerando o consumo médio da torneira de pia da cozinha, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, mais 1.800 litros em um mês.
Carros e calçadas
Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.