Saúde de Campo Mourão aplica 4ª dose contra Covid-19 em moradores a partir dos 50 anos
Após autorização do Ministério da Saúde, e liberação pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), a Saúde passou a aplicar a partir desta semana a 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos, além de trabalhadores da Saúde em Campo Mourão.
Conforme cronograma divulgado pela prefeitura, a 4ª dose começou a ser aplicada nesta terça-feira (14) em Campo Mourão, em trabalhadores da saúde e moradores de 50 anos ou mais que receberam a 3ª dose há quatro meses.
Nesta terça, a vacinação está sendo feita na UBS Urupês; Alvorada; Cidade Nova; Centro Social Urbano; Modelo; Tropical; Paulista; Cohapar; Damferi; Avelino Piacentini e Copacabana, até às 11 horas.
Também estão sendo imunizados com a dose de reforço (3ª dose), adolescentes de 12 a 17 anos, que tomaram a segunda há quatro meses. Os pontos de vacinação para este público e horário são os mesmos informados acima.
A vacinação prossegue nesta quarta-feira (15), 4ª dose em trabalhadores da saúde e moradores de 50 anos ou mais e terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos, também das 8 às 11 horas, nos postos de saúde da Vila Urupês; Alvorada; Cidade Nova; Centro Social Urbano; Tropical; Paulista; Cohapar; Damferi; Avelino Piacentini e Copacabana.
Já na sexta-feira (17), após o feriado, a vacinação será das 8 às 12 horas na UBS da Vila Urupês; Alvorada; Centro Social Urbano; Paulista; e Cohapar, para os mesmos públicos acima mencionados.
A Saúde lembra que para receber a vacina, o morador deve levar a carteirinha de vacinação, comprovante de residência atualizado e documento oficial com foto. “É de extrema importância que a população se atente aos prazos e esteja sempre conferindo a agenda divulgada pelo município para não ficar sem a vacina”, pediu o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique Santos.
A vacinação com a 4ª dose para a população a partir de 50 anos já havia sido anunciada na última semana. Foi formalizada por meio da publicação das Notas Técnicas Nº36 e 37/2022. A secretaria Estadual de Saúde do Paraná solicitou ao Ministério da Saúde a readequação da estratégia ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), considerando o aumento de casos de coronavírus e de síndromes respiratórias.
“A aplicação da segunda dose de reforço do imunizante já está disponível a estes públicos e deve ser administrada respeitando um intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose). A aplicação é organizada pelos municípios”, diz a Sesa.
Segundo dados do sistema nacional, cerca de 4,3 milhões de pessoas não tomaram a dose de reforço no Paraná e 1,3 milhão deixaram de fazer a segunda dose convencional (D2). O imunizante adicional é uma maneira de expandir a proteção e conter casos mais graves da doença.
O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, lembrou que a população só está protegida das complicações mais graves da doença com o esquema vacinal completo. “Quem não vacinou procure o posto de saúde mais próximo e deixe a carteirinha de vacinação em dia”, pediu.
Ele lembrou que os cuidados de prevenção à Covid-19 devem ser mantidos pela população. “Distanciamento social, higienização das mãos com álcool em gel e uso de máscara, mesmo não sendo mais obrigatório, são essenciais para evitar a disseminação do vírus”, orientou, ao alertar para o número de casos que voltou a subir na região.