Secretaria de Estado discute políticas públicas com municípios da região
A Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (Sejuf), participou de encontro nesta segunda-feira (12), com representantes de municípios da região de Campo Mourão para a discussão de políticas públicas voltadas a várias áreas, principalmente à Assistência Social. A reunião, realizada na Comcam, contou com a presença de prefeitos, gestores municipais da área de Assistência Social, Sociedade Civil Organizada e técnicos do Estado.
O diretor geral da Sejuf, Marcio Juliano Marcolino, destacou que o evento teve como objetivo principal o repasse de informações e capacitação das entidades e técnicos municipais para a captação de recursos. “Nosso objetivo é que os recursos disponibilizados pela nossa secretaria cheguem na ponta de maneira efetiva, mas percebemos que as entidades têm bastante dificuldades quanto aos editais e documentações”, frisou.
Ele disse que o encontro foi realizado no sentido de dar este atendimento in loco aos municípios, sanando dúvidas. “Fui prefeito por oito anos e sabemos a importância de o recurso chegar na ponta, porque é onde a nossa população vive e onde os problemas estão. Queremos que com isso estas entidades na região da Comcam se fortaleçam”, comentou.
Marcolino disse que os técnicos Sejuf orientaram os municípios sobre opções de captação de recursos em várias áreas como do Idoso, da Criança, Adolescente, chamamentos públicos para entidades para o terceiro setor, entre outros. “Estamos mostrando que existe o recurso e apontando como os municípios podem estar pleiteando”, acrescentou.
O presidente da Comcam, Leandro César de Oliveira, prefeito de Araruna, destacou que é importante a aproximação dos técnicos da Sejuf com os municípios. “Não adianta termos programas importantes na capital se eles não chegam de fato a quem precisa que são os municípios. Esta aproximação da Sejuf permite que os municípios possam alcançar estes recursos. Com este trabalho de orientação a gente nunca perde, sempre vamos ganhar, seja a curto prazo ou lá na frente”, observou.
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, que participou da reunião, defendeu a criação de leis específicas para a área da Ação social. “O que precisamos é que o Governo Federal, que é o maior arrecadador, tenha mais responsabilidade. Sem lei específica sempre quem paga as contas são os municípios”, disse. “Temos esporte com lei, educação com lei, cultura com lei, e a Ação Social não tem lei. Vem dinheiro para estradas, para parques, mas não vejo dinheiro para o ser humano. A política pública é feita para dar resultado, por isso defendo que os municípios tenham recursos para a área social definidos por lei”, emendou.