Secretário anuncia aulas de Educação Financeira na rede estadual em 2021
A partir do próximo ano letivo, os alunos do ensino médio da rede estadual terão aulas de Educação Financeira. É o que foi anunciado pelo secretário estadual de Educação do Esporte, Renato Feder, durante inauguração do Colégio Estadual Novo Horizonte, em Campo Mourão. O conteúdo que passará a fazer parte da matriz curricular é uma parceria do Estado com o Banco Central do Brasil.
“Conhecer conceitos básicos de economia, finanças, de como administrar o dinheiro, é fundamental para qualquer trabalhador ou empreendedor. Queremos dar essa oportunidade aos nossos estudantes para que tenham maior autonomia e segurança no futuro”, enfatizou o secretário, ao acrescentar que o Paraná é o primeiro estado a receber o programa, que tem patrocínio financeiro do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do Ministério da Justiça.
O programa associa atividades relacionadas à educação financeira ao conjunto dos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na prática, a Educação Financeira será integrada às disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Humanas (História e Geografia).
A parceria se deu por meio do Programa Aprender Valor, que tem como objetivo promover noções de Educação Financeira em escolas de todo o país. Técnicos dos Núcleos Regionais de Educação já tiveram um curso sobre o tema em Curitiba. “O objetivo é que esses servidores auxiliem as instituições de ensino de sua região na implementação do projeto”, explicou o secretário.
Ele lembrou que essa disciplina ajudará na redução da inadimplência, a diminuição do endividamento excessivo dos cidadãos, a formação de poupança, entre outros benefícios. Com carga horária de duas horas semanais, a matéria buscará desenvolver nos jovens as noções de protagonismo e autonomia.