Secretário Beto Preto visita obras do Ambulatório Médico de Especialidades em Campo Mourão

Em visita às obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no Jardim Ecoville, nas imediações do Hospital Santa Casa, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Campo Mourão nesta sexta-feira (22). Ele compareceu à construção acompanhado do prefeito Tauillo Tezelli e de demais autoridades estaduais e municipais da Comcam, assim como de representantes da saúde locais e da região.

O secretário celebrou a construção, que já está em andamento, com quase 30% das etapas concluídas. Ele também reforçou a importância da nova unidade de saúde para a região. “Nós estamos diante de uma obra que vai mudar os próximos trinta anos do consórcio Cis-Comcam”, estimou Beto Preto.

“Nós estamos diante de uma obra que vai mudar os próximos trinta anos do consórcio Cis-Comcam”, afirmou o secretário

Com uma extensão de 4 mil metros, a unidade no município será a maior entre os ambulatórios que são resultado do governo de Ratinho Júnior, conforme destacou o secretário. “Eu não tenho dúvidas que nós vamos aqui fazer uma modificação muito forte na maneira de atender os cidadãos de todos os municípios da Comcam no quesito da especialidade de saúde, que é o mais procurado”, sinalizou.

O secretário aproveitou para fazer um agradecimento especial ao prefeito Tauillo Tezelli, que assumiu a obra com apoio dos deputados estaduais Douglas Fabrício e Márcio Nunes. Ele frisou que a obra está sendo feita pela prefeitura de Campo Mourão, por isso, em breve, o ‘bastão’ será passado ao Douglas, que venceu as eleições municipais para a gestão 2025-2028.

Na ocasião, o secretário revelou, ainda, que o financiamento por parte do governo estadual não se restringirá à parte estrutural. “No momento que bater sessenta por cento da obra, nós vamos começar a mobilizar os recursos para fazer o enxoval também”, disse Beto Preto, enquanto era aplaudido.

Andamento da obra em Campo Mourão alcança quase 30%

Início das obras

O início das obras do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Campo Mourão foi liberado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, em setembro de 2023. A previsão é que a unidade tenha 37 consultórios e dez salas de exames, permitindo uma capacidade médica de até 20 mil atendimentos por mês. O projeto envolve um investimento aproximado de R$ 26 milhões.

Outros ambulatórios serão construídos em, pelo menos, mais 11 municípios do Paraná. As unidades são um Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (Pasa), com o serviço de uma equipe multiprofissional especializada. A atuação será voltada ao atendimento de usuários com condições complexas ou muito complexas. Para isso, os ambulatórios abrangerão quatro funções: assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa.