Secretário esclarece instalação de radares nos semáforos de Campo Mourão

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seimob), de Campo Mourão, Ireno Reis Pereira, esclareceu na manhã desta quarta-feira (23), informações que circularam em páginas do Facebook e grupos de WhatsApp sobre a instalação de radares nos semáforos de Campo Mourão. Da forma como foi publicada, as informações geraram confusão e questionamentos. Em uma das publicações, a página, inclusive, cita a TRIBUNA como fonte. Porém, em momento algum o jornal divulgou qualquer reportagem neste sentido.

Em conversa com o secretário Ireno Pereira, ele informou que o município realmente licitou o serviço, que deve operacionalizar efetivamente, com aplicação de multas a condutores que avançarem o sinal vermelho, somente a partir de janeiro do ano que vem.

“Essa notícia não partiu de nós. Não tem fiscalização nem radar neste momento mesmo porque para este trabalho, vamos dar um prazo para as pessoas ficarem cientes. Tem toda uma burocracia, que envolve inclusive, divulgação nos meios de imprensa e canais da prefeitura”, ressaltou o secretário.

Ele disse que a empresa vencedora da licitação passará ainda ao município um cronograma das ações neste sentido. “Efetivamente, imagino que vá funcionar com multa para quem avançar o sinal vermelho, por exemplo, só a partir de janeiro ainda”, reafirmou. Ireno ressaltou que quando iniciar a instalação dos radares, a imprensa oficial do município fará a divulgação.

O secretário esclareceu ainda que a fotografia utilizada na postagem para divulgação da informação, é uma imagem de arquivo da assessoria de imprensa do município, referente a uma ação da Seimob para ajustes nos semáforos da Avenida Irmãos Pereira cruzamento com a Avenida Miguel Luiz Pereira – trecho urbano da rodovia PR 487 – no sentido Novo Centro, em maio deste ano. Na ocasião, foram feitos ajustes no temporizador visando a travessia e conversões no trecho por veículos de forma ordenada.

O serviço foi feito na época para garantir segurança no local, evitando a ocorrência de acidentes. Da forma como estava, o sinal verde abria para conversão de dois fluxos contrários.