Segunda etapa da detonação de rochas no Parque do Lago será realizada nesta quarta
A segunda etapa da detonação de rochas no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira, popularmente conhecido como Parque do Lago, em Campo Mourão, será realizada na tarde desta quarta-feira, às 15 horas. Como medida de segurança, algumas vias no Jardim Gutierres serão interditadas durante os trabalhos.
Estarão intransitáveis durante o procedimento a Rua Antônio Bueno de Camargo e o cruzamento com a Santa Cruz, assim como as ruas das Andorinhas e das Gaivotas. O primeiro desmonte de rochas no local aconteceu no dia 18 de fevereiro deste ano e atendeu satisfatoriamente às necessidades para andamento das obras de revitalização em andamento no parque. Além dessas duas, está prevista uma terceira detonação em momento posterior.
O engenheiro Marcos Felipe Fornasari, da Itaipu Engenharia, empresa responsável pelos trabalhos, explicou a motivação dessas intervenções. Segundo o profissional, os projetos iniciais apontavam a presença de um maciço rochoso, identificado por meio de um levantamento topobatimétrico. “Porém, realizando os levantamentos topográficos, após o esgotamento do lago, percebeu-se que não seria possível executá-lo mantendo as declividades de projeto”, informou.
Como a realização do desmonte rochoso permite a execução do canal, mantendo as declividades do projeto e, assim, garantindo que os futuros sedimentos sejam transportados no canal trapezoidal e principalmente evitando um assoreamento precoce, a decisão foi por realizar o procedimento. “Diante da alteração do projeto, onde aumentou-se o bueiro celular e consequentemente o canal trapezoidal, a necessidade do desmonte rochoso tornou-se maior”, comentou Fornasari.
Medidas de segurança
Fornasari ressaltou que, para a realização dos serviços, são adotadas as devidas medidas de segurança, que incluem: estudo técnico para perfuração de minas e quantidade de explosivos, reunião com a população local explanando os motivos da execução dos trabalhos e sanando possíveis dúvidas, estudo de impacto de vizinhança, interrupção total do trânsito nas mediações do parque durante a realização dos serviços, afugentamento da fauna presente no parque, entre outras.
Obras no parque
Com investimento total de mais de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo de Saneamento Municipal, as obras no Parque do Lago iniciaram no mês de outubro do ano passado e seguem avançando. De acordo com o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Júlio Renizs, com a conclusão das obras, a área do lago será ampliada.
O novo projeto prevê a criação de dois lagos: um à direita da passagem da Rua Santa Catarina e outro à esquerda. Além disso, a lâmina d’água do parque será aumentada, proporcionando uma paisagem considerada ainda mais bonita e agradável aos visitantes. “Estamos trabalhando para garantir que as obras contribuam para um ambiente mais bonito, funcional e integrado ao nosso cotidiano”, comentou Renizs. O cronograma prevê que a entrega das obras seja feita até o final deste ano.