Seleção de novos integrantes para coral adulto da Orquestra Carpe Diem será nesta terça

O grupo vocal adulto do projeto sociocultural Orquestra Carpe Diem de Campo Mourão realizará nesta terça-feira (22) um teste para selecionar homens (tenor, barítono e baixo) e mulheres (contralto) acima de 18 anos para integrarem o coral. A participação é gratuita e será na Fundação Educere, às 18h30.

Para participar, os interessados deverão escolher uma música para cantar individualmente. Além disso, se for selecionada, a pessoa deverá ter disponibilidade para comparecer aos ensaios semanais, toda quarta-feira, das 18h30 às 20h30.

A professora Cristina Prevedel, responsável pelo projeto musical Orquestra Carpe Diem, convidou todos que tenham interesse em participar do grupo. “Você canta, é contralto ou, então, uma voz masculina tenor, barítono e baixo? Venha fazer o teste e cantar conosco”, sugeriu.

Recentemente, os integrantes do projeto passaram pela semifinal do III Festival Melodia da UTFPR, em Londrina; ainda este mês, eles disputarão a final, em Francisco Beltrão

Orquestra Carpe Diem: apresentações e conquistas

O projeto sociocultural Orquestra Carpe Diem é uma iniciativa privada, coordenada pelo empresário Marcos Fuchs, voltada sobretudo para o ensino de instrumentos musicais a crianças. Também atende um grupo vocal adulto, formado por aproximadamente 20 pessoas de diferentes faixas etárias. O grupo já vem participando de diversas apresentações e festivais e encantando o público por onde passa. Um desses eventos foi o III Festival Melodia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A participação local do grupo completo, formado por 13 crianças e 20 adultos, resultou na classificação para a semifinal, que aconteceu no último dia 9, em Londrina. A orquestra concorreu na fase regional norte junto com mais dois semifinalistas de Campo Mourão e quatro de cada um dos campi dos seguintes municípios: Londrina, Cornélio Procópio e Apucarana.

Nessa etapa, o coral também garantiu vaga para a próxima fase, classificando-se em segundo lugar, e disputará a grande final no próximo dia 30 de outubro, em Francisco Beltrão. “O sentimento é de que estamos no caminho certo. Todo empenho, dedicação, esforço e comprometimento são trilhos seguros para o êxito do nosso trabalho”, expressou, com orgulho, Cristiane, a professora responsável pelo grupo musical.

Neste ano, o coral também participou do XIII Festival de Música da Unespar, de Campo Mourão, e conquistou o primeiro lugar. “O pessoal se empolgou bastante, não estava esperando vencer”, comentou o idealizador do projeto em entrevista recente à TRIBUNA. O projeto também realizou, no início do mês passado, o musical “Cantando o Brasil”, com espetáculos apresentados em quatro sessões.

Serviço

O teste de seleção dos novos integrantes do grupo vocal adulto será nesta terça-feira (22), às 18h30, na Fundação Educere (esquina com o posto Muffato). Para acompanhar demais atividades do projeto, os interessados podem acessar o Instagram oficial da iniciativa: @projetomusicalcarpediem