Seleção paranaense tem 9 paratletas de Campo Mourão nas Paralimpíadas Escolares 2023
Nessa quarta-feira (29), iniciaram as competições das Paralimpíadas Escolares 2023, que seguem até esta sexta-feira (1º de dezembro), na cidade de São Paulo. A cerimônia de abertura foi realizada na terça-feira (28). Campo Mourão tem 9 paratletas representando a seleção paranaense na etapa nacional.
Na modalidade de paranatação, o município conta com 7 representantes: Milena Matté, Thamylles de Fátima, Erick Campos, Felipe Ferreira, Miguel Brugnago, Pedro Henrique Anjolete e Vitor Omena, além do técnico Marcelo Alfredo. Outros dois paratletas, Anthony de Lima e Daniel Verona, integram a equipe de basquete em cadeira de rodas.
Os paratletas mourãoenses fazem parte do projeto “Campo Mourão no Paradesporto”, uma iniciativa da Fundação de Esportes de Campo Mourão (Fecam) que tem como principal objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito esportivo.
Campo Mourão e esportes paralímpicos
De acordo com a presidente da Fecam, Karla Tureck, o município começou a participar de modalidades paralímpicas em 2017. Naquele ano, contou com a participação do paratleta Tharcys Gustavo Cussolin e do técnico William Rorato, com a representação no Parajaps (Jogos Abertos Paradesportivos), em parceria com a Associação Desportiva Asa Leste.
A partir disso, a cidade aumentou o atendimento aos paratletas na modalidade de natação, com ‘ótimos’ resultados em competições estaduais e nacionais nos últimos anos, conforme Karla enfatizou. “A natação paralímpica se desenvolveu e alcançou ótimos resultados também nos escolares de 2022 e 2023, sendo responsável pelo fortalecimento do esporte paralímpico no município e abrindo portas para outras modalidades”, disse.
Em 2023, através de parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e Governo de Estado – Secretaria de Esporte do Estado –, Campo Mourão tornou-se referência no esporte paralímpico e será Centro de Referência Paralímpico Brasileiro.
“Atualmente são ofertadas as modalidades de futebol, natação, golf 7, bocha paralímpica, atletismo e basquete em cadeira de rodas, e sabemos que para 2024 vamos conseguir ampliar o número de modalidades e com certeza teremos mais paratletas sendo formados e se destacando em Campo Mourão”, completou a presidente.
Paralimpíadas Escolares
Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição é o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar do mundo. De acordo com publicação no site do CPB, as Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este ano, o comitê estima reunir 1.800 alunos-atletas dos 26 estados e do Distrito Federal, além de convidados do Paraguai, em disputas de 13 modalidades.