Semana está encerrando com 1 morte por dia por Covid-19 na Comcam: 37 óbitos

A semana está encerrando com uma morte por dia pelo novo coronavírus (Covid-19) na região de Campo Mourão. De segunda até esta sexta-feira o número de óbitos pela doença aumentou de 32 para 37, sendo cinco mortes somente esta semana. O último óbito foi registrado nessa quinta-feira (16), na cidade de Quarto Centenário. Um homem de 76 anos foi a nova vítima do vírus. Ele estava internado na Santa Casa de Goioerê.

O número de casos da doença teve um aumento de 11% de segunda até esta sexta-feira. Saltou de 1.241 para 1.380. A situação, de acordo com  o chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, é ‘preocupantíssima’. “Estamos enfrentando o pico da curva. Se a população não se conscientizar do isolamento social os números serão ainda mais trágicos”, alertou. 

Na Comcam, as mortes por coronavírus ocorreram nas seguintes cidades: Araruna (3); Barbosa Ferraz (2); Campina da Lagoa (1); Campo Mourão (8); Engenheiro Beltrão (1); Farol (1); Goioerê (7); Iretama (1); Janiópolis (3); Luiziana (1); Mamborê (1); Moreira Sales (1); Peabiru (2); Quarto Centenário (1); e Terra Boa (4).

Até essa quinta-feira, o Paraná somava 48.863 casos e 1.227 mortos em decorrência da doença. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 1.010 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, 808 em leitos SUS (334 em UTI e 474 em leitos clínicos/enfermaria) e 202 em leitos da rede particular (63 em UTI e 139 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.035 pacientes internados, 497 em leitos UTI e 538 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. De acordo com a Sesa, 384 cidades têm ao menos um caso confirmado de Covid-19 no Paraná e em 199 municípios há óbitos pela doença.

Medidas de prevenção

Medidas simples podem evitar a disseminação do Covid como: mantenha o distanciamento ou isolamento social; lave as mãos com frequência com sabão e água ou álcool em gel; não toque nos olhos, nariz ou boca; quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido. 

Ao sentir os sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar, a recomendação é procurar cuidados médicos. Em Campo Mourão, caso o morador tenha estes sintomas, deve procurar atendimento na ala-covid, na Unidade Pronto Atendimento (UPA), no jardim Aeroporto. O local foi preparado exclusivamente para atendimentos de pessoas com a doença.