Seminário São José de Campo Mourão promove o 1º Encontro Vocacional de 2022
O Seminário Propedêutico São José, de Campo Mourão, promoverá nos dias 29, 30 e 31 deste mês, o 1º Encontro Vocacional de 2022, voltado para jovens a partir dos 15 anos de idade. Vários participantes de municípios da região são esperados para o encontro.
O seminário fica localizado às margens da rodovia BR-369, saída para Cascavel. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (44) 9.9998-3206 (seminarista Lucas); ou 9.9730-7864 (seminarista Igor).
Em fevereiro deste ano, foi autorizada a entrada oficial de 7 jovens ao Seminário para iniciar o processo de formação 2022. São da região da Diocese e participaram dos encontros vocacionais em 2021. São eles: Alexandre Zamberlan, Vinícius Guimarães e Igor de Souza (Campo Mourão); Lucas Leão (Águas de Jurema, Iretama); Dailon Ruan (Campina da Lagoa), Carlos Gabriel (Jussara) e Lucas Silveira (Araruna).
O Seminário Propedêutico São José é a primeira etapa da formação para o sacerdócio. Após um ano de formação, os jovens interessados em continuar no processo, são encaminhados para o Seminário Nossa Senhora de Guadalupe em Maringá (etapa de Filosofia) e após três anos, vão para o Seminário Dom Virgílio de Pauli em Cambé (etapa da teologia).
“Este será o primeiro encontro vocacional do ano. De esta oportunidade para si e para os planos de Deus para a sua vida”, comentou o seminarista Vinicius Guimarães. O estágio vocacional tem a finalidade de fazer com que os jovens conheçam e reflitam sobre o sacerdócio. “É um momento para auxiliar ele na escuta e na aceitação do chamado de Deus”, diz o seminarista.
“São João Paulo II, um grande Santo de nossa igreja, diz que a vocação é um dom da graça Divina, onde Deus, na sua Liberdade e amor nos chama. E nós, na nossa liberdade e amor respondemos ao chamado do senhor”, destacou o padre Rodrigo Ferreira, diretor espiritual do Seminário São José.
Esta será a primeira etapa da formação. O estágio vocacional é para jovens da diocese que têm o desejo de conhecer o seminário e fazer um discernimento vocacional para poder ingressar nos estudos no seminário. Durante o evento são realizados debates onde os padres abordam temas como espiritualidade e vocação. Há momentos de lazer e convivência também entres os jovens.
De acordo com informações, é grande a quantidade de jovens que procuram a igreja para ingressar no seminário. Mas geralmente procuraram no ensino fundamental e o Seminário só acolhe depois que conclui o ensino médio.
O processo funciona da seguinte forma: o candidato conclui o ensino médio, passa por estágio no seminário São José, posteriormente segue para Maringá, onde estuda filosofia e depois para Cambé, onde faz formação em Teologia. Ambas as graduações são pela PUC-PR.
Dentro da realidade diocesana em Campo Mourão, a desistência é muito pouca, conforme a igreja. Dentro do processo de formação há as fases de discernimento e formativo. Dentro do processo formativo, se o candidato não condiz com a realidade da igreja, ele é convidado a deixar o processo formativo, mas se ele se interagir bem e mostrar interesse pela vida religiosa é ordenado. O sacerdócio não é visto pela Igreja como profissão, mas sim uma vocação.