Senar faz entrega de prêmios do ‘Agrinho Solos’ ao Colégio Agrícola de Campo Mourão
O supervisor regional do Senar de Campo Mourão, Josiel Nascimento, fez a entrega ao Colégio Agrícola de Campo Mourão, de equipamentos do Programa Agrinho 2019. A instituição foi premiada na categoria ‘Agrinho Solos’.
Receberam os materiais, o diretor do colégio, Cléo Cesar Camilotto e o diretor auxiliar pedagógico Amarildo Affonso. Foram entregues: 4 trados – tipo holandês; uma trena de 30 metros; 1 ciclômetro digital; 1 estufa para secagem de solo com circulação de ar e aquecimento de até 200Cº graus; 1 GPS portátil e um jogo de 7 peneiras granulométrica.
Os materiais serão utilizados em atividades práticas realizadas pelos estudantes. “Não tivemos o Agrinho em 2020 devido a pandemia da Covid-19. Da mesma forma, as premiações referentes a 2019 não tinham sido feitas ainda, sendo entregues apenas agora”, frisou Nascimento, que é coordenador do Programa Agrinho, na região da Comcam.
O Agrinho Solos é uma categoria do Programa Agrinho, unindo o Agrinho e o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo) para trabalhar a consciência das futuras gerações sobre a importância da conservação de solo e água.
O trabalho desenvolvido pelo Colégio Agrícola teve início em março de 2019. Na ocasião foram capacitados alunos do 3º ano. A capacitação teve 32 horas de trabalhos. O objetivo foi identificar problemas relacionados ao manejo de solos, propondo alternativas conservacionistas aplicáveis às condições da propriedade e realização do diagnóstico do manejo de solos, por meio das atividades realizadas na propriedade.
O trabalho consistiu também em: reconhecer os diferentes sistemas de cultivo; identificar o grau de compactação do solo; avaliar o índice de proteção do solo; realizar a avaliação da qualidade estrutural do solo; e analisar sua fragilidade ambiental. Na ocasião, o Colégio Agrícola fez um relatório técnico, onde todo conhecimento adquirido pelos estudantes foram repassados para sete escolas municipais, onde 11 professores e 223 alunos, foram até a instituição para receberem as informações sobre solos.
Agrinho
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Agricultura e do Abastecimento, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, bem como com a colaboração das Prefeituras municipais e diversas empresas e instituições públicas e privadas.
O Programa completa 26 anos de trabalho no Paraná. Concebido em 1995, foi à campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa. Anualmente, o programa envolve a participação de aproximadamente 800 mil crianças e mais de 50 mil professores da educação infantil, do ensino fundamental e da educação especial, estando presente em todos os municípios do Estado.
Criado com o objetivo de levar informações sobre saúde e segurança pessoal e ambiental, principalmente às crianças do meio rural, o Programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas qualificados, de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade para o Programa.