Serviços on-line já garantem atendimento da prefeitura em qualquer dia e horário
Grande parte dos serviços que a prefeitura de Campo Mourão presta à população já não depende de atendimento presencial, nem de horário de expediente das repartições públicas. Isso é possível graças a investimentos em tecnologia em praticamente todas as áreas, que permite ao cidadão acesso aos serviços pela internet em qualquer dia e horário.
“Dentro do compromisso da administração de tornar a cidade mais inteligente e moderna, diversos serviços estão disponíveis em plataformas digitais e outros em processo de implantação. Com isso podemos dizer que hoje a prefeitura funciona 24 horas por dia”, ressalta o coordenador geral do município, Carlos Alberto Facco.
Entre os vários exemplos está o processo digital, implantado no ano passado, onde o cidadão pode solicitar desde revisão de impostos, protocolos para cortes de árvores, entre outros. Na Secretaria de Planejamento os engenheiros podem protocolar pela internet os pedidos de alvarás de obras sem necessidade de apresentar pranchas impressas no departamento.
Para atender o consumidor o Procon também oferece serviços on-line, assim como na Secretaria de Educação a lista de espera está disponível para que os pais acompanhem a oferta de vagas em cada unidade. Para obter a carteira de vaga especial de estacionamento, idosos ou deficientes físicos já não necessitam mais ir pessoalmente na Diretran.
Outro departamento onde todos os serviços estão disponíveis na internet é a Casa do Empreendedor, na Secretaria do Desenvolvimento Econômico. “Temos o robô de atendimento, aplicativo de mensagens e nossos servidores entram na fase final do atendimento. Até abertura de empresa já foi feita totalmente on-line”, observa Facco. Serviço semelhante será instalado na Ouvidoria e também na UPA para as consultas que demandarem monitoramento de pacientes.
Ainda na área da Saúde, no mês de maio será implantado um projeto piloto de telemedicina na Unidade de Saúde do Jardim Paulista. “Pela primeira vez teremos possibilidade de atendimento remoto numa UBS para triagem e consulta prévia”, adiantou o secretário. Além disso, o processo do estacionamento rotativo prestes a ser implantado é o mais moderno do Estado, com aplicativo e sensores de vagas.
“O serviço on-line é um salto muito grande para melhorar, modernizar e agilizar o atendimento ao cidadão, que não precisa mais ficar preso ao horário de expediente. E logicamente para quem não consegue ou não quer, continua em funcionamento o atendimento presencial”, completa.