Serviços on line não reduzem filas na Ciretran de Campo Mourão
Em plena era da tecnologia avançada, os mais diversos serviços on line foram implantados para facilitar a vida da sociedade. Porém, ainda é grande o número de pessoas resistentes a esses avanços que insistem em buscar o atendimento presencial, especialmente nos órgãos públicos. É o caso dos serviços do Detran. Em Campo Mourão, o movimento e filas na 8ª Ciretran ainda é intenso, mesmo com praticamente todos os serviços disponíveis na internet.
“Muitas pessoas insistem em querer fugir da era digital. Hoje tudo pode ser feito on line, inclusive os serviços do Detran”, observa o chefe da Ciretran, Leandro Cristiano da Silva. Ele ressalta que pelo portal do Detran é possível fazer desde transferência de veículos, renovação de CNH, recursos de multas e pontos na carteira, alteração de categoria, entre outros. “Dúvidas também são esclarecidas no próprio portal”, acrescenta.
Segundo ele, no ano passado foi implantado o agendamento on line para facilitar a vida dos usuários, mas mesmo assim ainda é grande o número de pessoas que perdem tempo em filas na Ciretran. “Aqui tem que enfrentar duas e até três filas, esperar formalizar o agendamento, aguardar o período de ckec-in e muitas vezes ainda não consegue para o mesmo dia porque as vagas são limitadas. Se a pessoa tivesse feito em casa, chegaria aqui com tudo encaminhado e seria atendida em questão de 3 a 5 minutos”, esclarece.
Leandro ressalta que no fim do ano, nos dias em que a Ciretran ficou fechada, vários usuários reclamaram nas redes sociais. “Se a pessoa reclamou na rede social é porque tem acesso a internet. E em muitos casos você vê que o serviço que ela precisa está disponível on line”, enfatiza, ao acrescentar que o sistema veio para facilitar a vida do usuário.
“Não seria necessário formar essas filas, até porque hoje todo mundo tem aparelho celular, onde podem ser baixados aplicativos, como é o caso da própria CNH, dispensando até a necessidade de carregar o documento impresso”, completa Leandro. Até mesmo cursos de reciclagens podem ser feitos on line, por condutores que extrapolaram os pontos da Carteira de Habilitação.