Sesa destina mais 5.878 doses de vacinas contra covid para região de Campo Mourão

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR), destinou mais 5.878 doses de vacinas contra coronavírus (Covid-19), à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. São 4.128 doses do imunizante Comirnaty, produzido pela Pfizer/BioNtech e 1.750 da CoronaVac/Butantan. Com isso os municípios poderão dar continuidade a vacinação neste fim de semana. Esta é 25ª remessa de vacinas.

Em Campo Mourão, por exemplo, o secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, informou que neste domingo (20), o município imunizará trabalhadores do ensino básico profissionalizante com 38 anos ou mais e trabalhadores do ensino superior, das 8h30 às 12 horas, na Casa da Cultura e no estacionamento da Unespar. Já na segunda-feira (21), a imunização é para pessoas com 48 anos, das 8h30 às 16 horas. 

No total, o Governo do Estado distribuirá 234.510 vacinas contra a Covid-19 nesta remessa. São 143.910 do imunizante Pfizer e 90.600 da CoronaVac. As vacinas da Pfizer são destinadas para primeira dose (D1), e serão encaminhadas para todos os municípios do Paraná. Os imunizantes da farmacêutica norte-americana possuem instruções de operacionalização diferenciadas. Elas podem permanecer armazenadas por até 31 dias à temperatura de 2º a 8º C, desde que o transporte dos imunizantes seja realizado em até 12 horas, dentro da mesma temperatura.

Segundo o Plano Estadual de Vacinação, serão 95.115 doses para pessoas de 40 a 59 anos; 16.396 para trabalhadores da educação do ensino básico, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA; 16.396 para trabalhadores do Ensino Superior; e 1.483 doses para trabalhadores da Assistência Social. O quantitativo inclui, ainda, a reserva de 10% que deve ser utilizada para perdas técnicas e físicas, falha no transporte ou quebra de frascos.

Das doses da Coronavac/Butantan, apenas metade será enviada para as 22 regionais de Saúde do Estado. Os imunizantes, que deverão ser utilizados como primeira dose, serão aplicados em gestantes e puérperas com ou sem comorbidades. O restante ficará armazenado no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão enviadas nos próximos 15 dias para aplicação da segunda dose.

Os grupos prioritários, aqueles que são mais expostos ao vírus ou têm mais chances de desenvolverem casos graves da doença, correspondem a mais da metade da população vacinável. Conforme o Ministério da Saúde, o Paraná tem 8,8 milhões de pessoas com mais de 18 anos, que devem receber a vacina.