Sinalização de trânsito passa por mudança na área central e polícia inicia fiscalização

A prefeitura de Campo Mourão, através da Diretoria de Trânsito (Diretran),  regulamentou as vagas de estacionamento 45 graus em várias vias da área central da cidade. As duas principais mudanças são: veículos de quatro rodas com mais de 5 metros de comprimento não mais poderão estacionar nestas vagas, e, motocicletas, só poderão estacionar em vagas específicas. As placas de sinalização estão fixadas no início das vias.

É comum na cidade, condutores estacionarem suas motocicletas em vagas de carros, o que está proibido a partir de agora na área central. Quem infringir a regra será notificado. O comandante do Pelotão de Trânsito (Peltran), aspirante Guilherme Augusto Matiskei, comenta em um vídeo de orientação, divulgado pelo Setor de Comunicação do 11ª Batalhão de Polícia Militar (BPM), que as fiscalizações já estão sendo feitas pela Polícia Militar e agentes da Diretran. 

“O estacionamento 45 graus é permitido apenas para veículos de quatro rodas de até 5 metros de comprimento. Então se o seu veículo excede este comprimento e mesmo assim você estacionar nestas vagas já pode ser notificado. Da mesma forma motocicletas não podem mais estacionar neste tipo de vaga, apenas nas vagas destinadas a elas”, ressaltou.

De acordo com Matiskei, a regulamentação tem como objetivo deixar o trânsito da cidade mais seguro e fluente. Referente ao estacionamento de 45 graus, por exemplo, ele explicou que se um veículo com mais de 5 metros estacionar, como é caso de uma caminhonete,  vai ocupar praticamente uma mão da via, comprometendo o fluxo. 

Outro detalhe importante, alertou Matiskei, é com relação a caminhões de carga e descarga. Agora, com a regulamentação, estes veículos somente poderão estacionar em vagas exclusivas para este fim. Até então era comum caminhões estacionarem paralelo à loja ocupando várias vagas de estacionamento. “Fiquem atentos a estas novas regras”, orientou o comandante. 

Mesmo com a sinalização já instalada na área central, a Polícia Militar flagrou várias irregularidades na manhã de hoje, como motos estacionadas em vagas de carros, caminhonetes e até caminhões de carga e descarga em vagas 45 graus.

De acordo com o cabo Elias Bezerra, do Peltran, estacionar em local proibido é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Como há muitas motocicletas circulando na cidade, se houver falta de vagas, cabe ao município a abertura de novas vagas. Já para caminhões de carga e descarga, se o lojista necessitar de regulamentação vaga já deve procurar a Diretran e solicitar”, frisou.