SinConCam: Contabilistas de Campo Mourão e região participam dos 29º Jocopar
O Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam), que tem 29 municípios em sua base territorial, confirmou oficialmente sua participação nos 29 º Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), que acontecem de 15 a 18 de novembro próximo, na cidade de União da Vitória. No ano passado, a entidade organizou a disputa da competição em Campo Mourão, com a participação de aproximadamente 700 profissionais da contabilidade de todo o Paraná.
A confirmação da participação do SinConCam na próxima edição do Jocopar aconteceu na reunião arbitral da competição, realizada em junho, na cidade de Pato Branco. No próximo arbitral, marcado para o mês de setembro, em União da Vitória (cidade sede), o SinConCam e os demais sindicatos da categoria profissional existente no Paraná confirmam as modalidades que disputarão no Jocopar/2023.
À frente da realização do certame está a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), com a organização a cargo do sindicato anfitrião.
História
Os Jogos dos Contabilistas do Paraná são apontados hoje como a maior competição estadual poliesportiva de profissionais liberais do país. Mas a história do tradicional certame começa em 1992, na cidade de Paranavaí, em uma reunião da categoria profissional em que – entre outros temas – discutiu-se estratégias alternativas para promover a integração da classe. E a consagrada ferramenta do esporte foi apontada, adotada e se comprovou eficaz.
O embrião deu resultados positivos e a primeira edição do Jocopar foi disputada já no ano seguinte, em Foz do Iguaçu, com pouco mais de 120 competidores. Ponta Grossa e região, representados pelo Sicopon, foi o campeão geral.
Apenas contadores e técnicos em contabilidade com registro no CRC PR podem participar da competição. Há cada ano, a competição é realizada em uma cidade sede de um dos 17 sindicatos da categoria existentes no Paraná. Ao longo dos últimos 29 anos, a competição somente não foi realizada em 2020 e 2021 devido a pandemia de Covid-19.
Nas últimas edições, o Jocopar chegou a movimentar cerca de 700 competidores, dos 20 aos 70 anos. Veteranos participantes acentuam que o evento esportivo é mais que pura e simples competição, disputar medalhas e troféus. Observam que a competição estimula a salutar prática de esportes entre os profissionais, promove o congraçamento da categoria, fortalece o segmento profissional e aproxima e fortalece o entrelaçamento entre os contabilistas de todo o Estado.