Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e região realiza eleição nesta quarta-feira
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Mourão e Região fará eleição nesta quarta-feira (11), para definir os novos representantes da diretoria administrativa e do conselho fiscal para os próximos quatro anos, compreendendo a gestão 2025-2028. Para este pleito, houve a inscrição de apenas uma chapa: “Juntos pelo futuro com união e renovação”, liderada por Bruno Murante da Silva, do Banco Santander de Campo Mourão.
A eleição acontecerá das 8 às 17 horas, com cinco urnas itinerantes que percorrerão todos os locais de trabalho representados pelo Sindicato. Além disso, haverá uma urna fixa na sede. A base sindical inclui, além de Campo Mourão, os municípios de Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Fênix, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Peabiru, Quinta do Sol e Roncador. Ao todo, há aproximadamente 280 bancários associados. Desses, 240 estão aptos a votar.
Silva comentou que foi indicado pelos integrantes da chapa para ocupar o cargo de presidente. “Aceitei o convite com muito entusiasmo e confiança”, disse. Entre os principais compromissos da chapa, estão promover o fortalecimento e ampliação do trabalho que o Sindicato vem desenvolvendo nas últimas décadas.
Para isso, o candidato informou que o grupo pretende exercer uma representação forte de garantia de direitos junto aos bancos, como emprego, remuneração justa, segurança, igualdade de oportunidades, promoção da saúde, respeito às leis trabalhistas, entre outras. “Nosso intuito é manter a defesa pela democracia, a dignidade, a liberdade e a justiça”, defendeu.
A chapa é composta por dirigentes que, segundo ele, têm vasto histórico de lutas e mobilizações, posicionamentos fortes e justos. “Nós estamos olhando para o futuro, adicionando novos dirigentes que chegam para aprender e trabalhar, mas principalmente vamos continuar atuantes junto à categoria e a sociedade”, falou.
A avaliação de Silva em relação ao Sindicato atualmente é positiva. “Nosso Sindicato se destaca e é reconhecido por sua trajetória de luta e defesa dos trabalhadores, além do seu apoio a outros movimentos sindicais e envolvimento com iniciativas que beneficiam a comunidade. Acredito que o trabalho atual é extremamente positivo, e nosso objetivo é somar e fortalecer tudo que vem sendo feito”, afirmou.
Para que a chapa seja eleita, é necessário quórum de 50% dos votos válidos mais um. O candidato espera uma participação expressiva dos bancários aptos a votar. Ele lembrou da importância que os colegas de profissão têm de participarem ativamente desse processo democrático.
“Acredito que, sempre que temos a oportunidade de exercer nosso direito à democracia, temos que valorizar e participar, pois gerações anteriores tiveram que lutar muito para conquistar o que temos hoje”, sugeriu, ao acrescentar que a chapa se coloca à disposição para representar a categoria pelos próximos quatro anos.
Quem é Bruno Murante da Silva
Silva tem 33 anos, é casado e pai de duas meninas. Ele é graduado em Ciências Contábeis (bacharelado) pela antiga Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), atual Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Também é pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Unicesumar. Ingressou no ramo financeiro em 2013, quando começou a trabalhar no Banco Itaú.
Atualmente, Silva trabalha no Banco Santander, na plataforma empresas, localizada na agência de Campo Mourão. Ele, que é rotariano do Rotary Club de Campo Mourão Lago Azul, destacou, ainda, que, sempre que possível, busca participar de causas sociais.
Serviço
O material, com todos os integrantes da chapa e os principais compromissos do grupo, pode ser consultado aqui.