Sindicato Rural de Campo Mourão se destaca na oferta de treinamentos em 2023
O Sindicato Rural de Campo Mourão ficou entre os 10 sindicatos rurais do Paraná que mais realizaram treinamentos em 2023. Com 154 capacitações ministradas, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (Senar), a entidade ocupou o quarto lugar do ranking. Os dados foram divulgados pelo Sistema Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) nesta semana.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Mourão, Cezar Augusto Massaretto Bronzel, destacou os principais pontos que contribuíram para a entidade chegar a esse patamar de quarto colocado no estado pelo segundo ano consecutivo. Com a mobilizadora Luara Nayara da Silva Lopes, a entidade aposta, como estratégia, na proximidade com prefeituras da região para auxiliar na identificação de demandas.
Fazem parte da área de abrangência do sindicato os municípios de Campo Mourão, Peabiru, Farol, Janiópolis, Roncador, Iretama, Luiziana e Corumbataí do Sul. Um dos principais recursos usados na divulgação dos treinamentos para chegar a essas localidades tem sido as redes sociais, bem como parcerias com as unidades locais do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e os associados e produtores.
Com a oferta de 230 cursos presenciais, além de formações a distância, a entidade busca sempre promover a diversificação dos treinamentos, com novidades e atualizações constantes. “O primordial é criarmos um laço com os produtores e mostrar a importância de se usar o que há de mais avançado em tecnologia”, disse a mobilizadora.
Outra estratégia destacada por Nayara é a atenção oferecida nos treinamentos, não apenas antes de eles serem realizados. “Pela nossa experiência, a mobilização não é feita só na abertura de um curso, mas em todas as fases. Tentamos ficar o máximo de tempo nas turmas, em todos os encerramentos, até para ver se há o interesse em futuros treinamentos”, pontuou.
Para Bronzel, a oferta de capacitações é uma das grandes prestações de serviço que os sindicatos rurais fazem hoje. “São esses cursos que profissionalizam o campo”, frisou. “As novas máquinas exigem que a pessoa entenda o mínimo de computação, e o trabalho no campo, em geral, mudou muito”, complementou. Com a promoção de 142 treinamentos até o momento, o presidente está otimista que o sindicato consiga atingir a meta deste ano, com a realização de 180 capacitações.
Treinamentos realizados pelo Sindicato Rural de CM
Nayara informou que o perfil dos participantes nos cursos do Sindicato Rural de Campo Mourão é bastante variado. Porém, ela chamou a atenção para maior participação ativa que as mulheres do campo têm tido ultimamente, com o objetivo de aprender e compreender melhor as questões rurais, nas quais elas estão inseridas. “Muitas delas estiveram presentes em cursos de operação de trator, drones e gestão”, exemplificou.
Além disso, a entidade também atende cooperativas e agropecuárias, assim como instituições de ensino. Um dos projetos realizados em 2023 foi o “2030 Mecanização” (Jovem Agricultor Aprendiz), junto a alunos do Colégio Estadual Agrícola de Campo Mourão.
Bronzel também destacou como exemplo de curso realizado em 2023 o de manejo de pepinos, desenvolvido com produtores do município de Roncador. Ele explicou que um convênio feito entre o município, produtores e uma empresa externa resultou na produção de pepinos para conserva. “Um negócio bastante rentável para o produtor e que está dando muito certo lá, mas ninguém sabia como plantar esse pepino, como fazia”, comentou.
Segundo o presidente, nem mesmo a Faep tinha um curso específico sobre o assunto. Em função da nova demanda, a equipe do sindicato de Campo Mourão conseguiu instrutores especializados, mediante a Federação, para ministrar o treinamento sobre manejo de pepinos. “Foi um curso que deu muito certo e proporcionou uma rentabilidade muito boa para o produtor de Roncador”, ressaltou.
Ranking em 2023
O Sistema Faep esclareceu que a divulgação dos 10 sindicatos que mais promoveram cursos não tem a finalidade de estabelecer competição entre as entidades. Além disso, são tomados por base apenas aspectos quantitativos. A instituição destacou que é preciso levar em consideração, na mobilização de capacitações, outros fatores, como dimensão dos municípios, vocação agropecuária na localidade, tipos de cadeias produtivas estruturadas na região e presença de agroindústria nas proximidades.
Segue a lista dos colocados e da quantidade de treinamentos realizados:
1º Cianorte (204)
2º Guarapuava (185)
3º Arapoti (169)
4º Campo Mourão (154)
5º Irati (147)
6º Ponta Grossa (145)
7º Nova Londrina (144)
8º Cornélio Procópio (139)
9º Cascavel (123)
10º Ipiranga (121)