Sindicato tenta acordo com bancos para reajuste salarial da categoria
O Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região continua as negociações juntamente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro-CONTRAF-CUT e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para o reajuste salarial da categoria. De acordo com informações do sindicato, foram nove rodadas de negociação até o momento, mas sem sucesso.
A categoria informa que os bancos estão se negando a dar qualquer reajuste aos trabalhadores do setor, nem mesmo a reposição da inflação do período, impondo uma perda de 2,65% nos salários. Com isso, prossegue a campanha salarial da categoria em Campo Mourão e região.
Sindicatos de todo o país estão realizando assembleias e plenárias organizativas para preparar a categoria para esta semana, considerada decisiva da Campanha Nacional. As próximas rodadas de negociação entre o Comando Nacional(CONTRAF-CUT) e a Fenaban são nesta terça-feira (25); quarta-feira (26); quinta-feira (27) e sexta-feira (28).
“É completamente inaceitável essa proposta. Quase 70% das categorias esse ano fecharam acordos que tiveram aumento real ou reposição da inflação. Estamos falando do setor que mais lucra no país e que não quer dar aumento, não quer garantir os empregos e quer retirar direitos”, criticou a presidente interina do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região, Valéria Cristina Santos Pereira.
Segundo ela, o lucro dos quatro maiores bancos do país, no 1º semestre, somados, atingiu R$ 28,5 bilhões. “O que não é nada desprezível, especialmente para o momento pelo qual o país e o mundo vêm atravessando”, observou Valéria.