Sistema de esgoto de Campo Mourão está em ampliação
A Estação de Tratamento de Esgoto de Campo Mourão, conhecida como ETE Rio KM 119, está sendo ampliada. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo mais de R$ 2,3 milhões na implantação de uma nova unidade de tratamento (UASB), de uma caixa divisória de fluxo de esgoto e interligações hidráulicas, entre outras melhorias.
Campo Mourão tem, atualmente, duas estações de esgotamento sanitário. Juntas, a ETE Rio Km 119 e a ETE Rio do Campo são responsáveis pelo tratamento de 100% de todo o esgoto coletado na cidade. Hoje, cerca de 90% da população de Campo Mourão tem seus imóveis interligados à rede coletora com tratamento de esgoto, índice bem acima da media brasileira, que é de 60,2%.
A gerente regional de Campo Mourão, Araceli Eliane Pendiuk Stela, informa que estas obras devem melhorar, ainda mais, a eficiência do processo de tratamento realizado pela ETE Rio Km 119. Os serviços de esgotamento sanitário são fundamentais para garantir a saúde da população e a preservação do meio ambiente. Por isso, estamos realizando estes e outros importantes investimentos na cidade e na região, ressalta.
As obras de ampliação da ETE Rio Km 119 vão beneficiar cerca de 42.300 pessoas. Elas começaram em maio deste ano e devem ser finalizadas no primeiro semestre de 2020.