Sistema Fecomércio: último mês da ‘Campanha de Arrecadação de Livros’

Está em vigor, até o dia 30 de setembro, a “Campanha de Arrecadação de Livros” do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. As obras serão destinadas para reconstrução de acervos literários no Rio Grande do Sul (RS), estado do país atingido pelas fortes enchentes nos últimos meses. Em Campo Mourão, os pontos de coleta estão nas próprias unidades Sesc e Senac.

Em mais uma campanha, o Sistema Fecomércio conta com o apoio da população mourãoense que, conforme a gerente executiva do Sesc local, Thiana Costa, já tem tradição de solidariedade nas ações propostas. “Desta vez, nosso propósito é arrecadar livros para reestruturar bibliotecas no Rio Grande do Sul e assim impulsionar a educação, principal forma de construção de uma sociedade melhor”, informou Thiana.

Essa será uma forma de minimizar os impactos gerados, especificamente no que diz respeito à educação e à cultura do povo gaúcho. Assim, a campanha tem a intenção de sensibilizar a população para a doação de livros, com o propósito de ajudar a reconstruir bibliotecas e acervos literários nas áreas mais afetadas no extremo sul do país.

Em Campo Mourão, também estão sendo feitas diversas parcerias com instituições educacionais e culturais, assim como livrarias, que possam contribuir com arrecadações internas, conforme comentou Rodrigo Parra Basso, técnico de atividades do Sesc de Campo Mourão.

A campanha acontece simultaneamente em todas as unidades Sesc e Senac do Paraná. “Ler é um prazer sem limites, um livro nos permite estar em lugares distantes, em cidades não conhecidas, viajar sem sair do lugar. Nos oferece entretenimento e conhecimento. Queremos levar um pouco de conforto ao povo gaúcho”, frisou o vice-presidente da Fecomércio PR, Paulo César Nauiack.

O que ou não doar

Os interessados em contribuir com a ação precisam se atentar aos tipos de livros que podem ou não ser doados. Serão aceitas obras de diversos gêneros, tais como: literatura (contos, crônicas, romances, poesia), literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, teoria literária e leitura, artes visuais, cultura, ciências humanas, jurídicos, filosofia, cinema, teatro e biografias.

O importante é que todos os exemplares sejam novos ou estejam em bom estado de conservação. Entre os itens que não serão aceitos, estão cópias de obras, enciclopédias, apostilas, livros técnicos ou didáticos, fitas VHS, DVD, CD e outras mídias, coleções incompletas e obras rasuradas ou rasgadas.

Triagem e identificação

Os livros arrecadados serão triados e separados por gênero e categoria. Após a triagem, as doações serão enviadas ao Sesc RS, que destinará os livros às instituições de ensino e espaços educacionais mais afetados do estado gaúcho.

“Esta é uma campanha não apenas para o presente, mas para o futuro do Rio Grande do Sul. É mais uma forma de fazer um pouco mais para minimizar os impactos de tantas perdas”, pontuou o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira.

Serviço

A unidade Sesc de Campo Mourão está situada na Avenida João Bento, nº 2020, centro. Já o Senac fica na Rua São Josafat, nº 1651, centro. As doações podem ser feitas até 30 de setembro.