Sisu: matrículas para a 1ª chamada se encerram na quarta em Campo Mourão, com vagas na Unespar e UTFPR
Os estudantes aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm pouco tempo para garantir a vaga em instituições públicas de ensino superior. O prazo para realizar a matrícula termina na próxima quarta-feira (8), portanto, é preciso ficar atento ao Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde está disponível a lista de aprovados.
Em Campo Mourão, duas instituições estão ofertando um total de 531 vagas em 18 cursos. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) disponibiliza 245 vagas distribuídas em 10 cursos, como Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção Agroindustrial, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Turismo. Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem 286 vagas em oito cursos, como Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos. Todas as aulas começam em março.
Vale lembrar que o Sisu é destinado aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram nota superior a zero na redação. A lista de espera também já está disponível, e os interessados podem se inscrever até o dia 8. As universidades convocarão os candidatos a partir do dia 13 de março.
Ao todo, o Sisu ofertou 226.399 vagas em 128 instituições públicas de todo o país, sendo 63 universidades federais. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, e a seleção é feita com base na nota do Enem. Os candidatos são selecionados por ordem de maior classificação, respeitando o limite de vagas por curso e modalidade de concorrência.
Espera
O prazo para participar da lista de espera começou a valer na terça-feira (28) e segue também até o dia 8. A convocação dos candidatos da última etapa, por parte das universidades, está prevista para ocorrer a partir de 13 de março.
O Sisu reúne, em um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação, as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria ofertada por instituições federais (universidades e institutos).
O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.