Tauillo é reeleito e exercerá quarto mandato como prefeito
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania), foi reeleito neste domingo (15) para mais um mandato com 25.740 votos (53,53%). O empresário Rodrigo Salvadori (PP), mesmo adversário da eleição de 2016, obteve 20.285 votos (42,18%), enquanto a candidata do PT, Nivalda Sguissard, conseguiu 2.064 votos (4,29%). O resultado final confirmou a pesquisa da empresa Radar Inteligência Ltda, publicada pela TRIBUNA.
Tauillo disputou a eleição pela coligação “A Força da União” e a partir de janeiro terá como vice-prefeita a professora Fátima Claro Nunes (PSD), esposa do deputado e secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes. Após o resultado, cabos eleitorais e apoiadores da campanha se concentraram no Celebra Eventos para comemorar a vitória.
No discurso após a confirmação da reeleição o prefeito dedicou a vitória ao vereador Edson Battilani, que morreu vítima de Covid-19 em plena campanha eleitoral, no mês de setembro. “Vitória dos companheiros. Vitória da união com o Marcio Nunes, Douglas Fabrício, Rubens Bueno e o nosso governador. Desta união a Fátima de um lado e eu de outro. Um trabalho incansável”, falou Tezelli.
A campanha foi marcada por embates entre os dois candidatos que polarizaram a disputa, especialmente na rede social. O marketing de Salvadori usou principalmente a falência da empresa de Tezelli, a Fertimourão, para direcionar os ataques, estratégia que já não funcionou na eleição anterior. Com ênfase no discurso de renovação, também fez gravações com pessoas insatisfeitas com o atendimento da prefeitura, especialmente na área da saúde.
Já a campanha de Tezelli focou a divulgação mostrando como a cidade estava há quatro anos e as obras realizadas, principalmente a recuperação da malha viária, sempre referindo-se ao adversário como “a turma que fala muito e faz pouco”. Também fez questão de lembrar que Rodrigo era vice-prefeito na gestão anterior e das dívidas herdadas pela atual gestão. Videos que “vazaram” nas redes sociais também foram utilizados para ataques e defesa entre os adversários.
Na reta final, ambos procuraram mostrar força com depoimentos de aliados conhecidos da população. Rodrigo gravou vídeo até no hospital com o ex-prefeito Nelson Tureck, a empresária pioneira Delezia Slomp, a ministra Damares Alves e o ex-ministro Ricardo Barros. Já Tezelli, além dos deputados locais Rubens Bueno, Douglas Fabrício e Márcio Nunes, também trouxe o governador Ratinho Junior à cidade e teve até depoimento em vídeo do apresentador Ratinho, pai do governador.
Nascido em Campo Mourão, Tauillo completa 63 anos na próxima quarta-feira, dia 18 de novembro. Ingressou em na política em 1992, quando foi eleito vice-prefeito de Rubens Bueno. Em 1996 foi eleito prefeito e reeleito para a gestão 2001-2004. Em 2008 tentou voltar à prefeitura, mas perdeu para o então prefeito Nelson Tureck, que disputava a reeleição. Em 2012, em nova tentativa, foi derrotado por Regina Dubay, até que em 2016 conseguiu eleger-se, vencendo Rodrigo Salvadori e a então prefeita Regina, que tentava a reeleição.
Para o próximo mandato Tezelli promete trabalhar para tornar a cidade “inteligente”, com investimentos na área de tecnologia e inovação. O principal desafio, segundo ele, é continuar organizando as finanças. “Ainda não saímos da situação financeira difícil. Vamos pensar numa reforma administrativa e traçar um objetivo bem ambicioso para tornar a cidade mais atrativa para todos”, completou Tauillo, que concorreu pela coligação “A Força da União”.