Temperatura vai cair nos próximos dias; ‘nada assustador’, diz especialista em climatologia
Para quem estava sentindo falta de um clima mais ameno, a espera acabou. Isso porque, estudos do clima indicam que as temperaturas em Campo Mourão e região enfrentarão a primeira massa de ar polar nos próximos dias. “Por isso, a temperatura vai cair; nada assustador”, informa o professor Victor da Assunção Borsato, coordenador da Estação Climatológica de Campo Mourão.
Com base em um levantamento feito pelo estudioso do clima, bem como considerando os dados históricos, a média de massas de origem polares, no mês de abril na região, duram de três a seis dias. Assim, pela média, a partir desta quarta-feira (17), uma frente fria deve avançar na região. Isso causará, provavelmente, uma leve queda nas temperaturas, sobretudo no final das noites desta quinta (18) e sexta-feira (19), conforme as estimativas.
Os prognósticos indicam que, durante uma média de 10 dias, as temperaturas na região devem ficar abaixo de 20ºC. As médias levantadas indicam que as temperaturas máximas variarão de 20 a 24ºC, enquanto as mínimas oscilarão entre 16 e 20ºC. “Considerando-se a média, é provável que uma nova onda de ar polar avance ainda esse mês”, analisa.
De olho na próxima estação
O outono mal começou no Hemisfério Sul, tendo iniciado em 20 de março, mas as expectativas para um frio intenso no inverno, que será a próxima estação, já são grandes. “Ouvi dizer que o inverno vai vir com tudo este ano”, disse João Casturino da Silva, leitor da TRIBUNA.
Embora, de acordo com Borsato, estimativas para mais de 15 dias ou para uma estação futura, muitas vezes, não se efetivem, há alguns indicativos que mostram que, de fato, o inverno de 2024 será mais rigoroso, sendo que as massas polares poderão ocasionar geadas. “Para cada três ou quatro anos, é comum geadas, por isso, espera-se frio mais intenso para este ano”, explicou o especialista, ressaltando que isso é apenas um prognóstico, que pode ou não se efetivar.