Temporada Popular 2025 recebe show ‘Ave, Clara’ nesta quarta-feira, em Campo Mourão
A Temporada Popular, em comemoração aos 30 anos de fundação do Teatro Municipal de Campo Mourão, vem trazendo grandes atrações gratuitas à população desde o final do mês passado. Nesta quarta-feira (9), é a vez do grupo de samba curitibano Brejeiras apresentar o show “Ave, Clara! Brejeiras cantam Clara Nunes”, a partir das 20 horas, para o público em geral. Não é necessário retirar ingresso para participar, basta comparecer ao Teatro Municipal.
Uma sessão fechada no período da tarde, às 16h30, também será realizada para escolas públicas. O espetáculo oferece uma homenagem à obra de Clara Nunes, considerada uma das maiores vozes que a música brasileira já teve, além de importante representante feminina do universo musical. Ela era grande conhecedora das tradições, dos trajes, dos ritmos, das danças e do folclore afro-brasileiro.
O grupo responsável pela apresentação é formado por Beatriz Schneider, no violão 7 cordas, Mariana Zibah, na flauta transversal, percussão e voz, Gisele Fontoura, no cavaco e voz, e Jô Nunes, no pandeiro e voz. Também contará com a participação especial de Matê Magnabosco, na percussão. O grupo segue com turnê de shows gratuitos em outros quatro municípios: Astorga, Paranavaí, Umuarama e Maringá.
Já passaram pelo palco do Teatro Municipal nesta temporada os espetáculos “O Contestado”, “Querência”, “BRUT”, a “Orquestra Opendoor”, com um concerto musical sob a regência do maestro Saulo Tavares e a peça “Reacende”. As atrações dos próximos dias serão: stand up comedy, com comediantes regionais – nesta quinta-feira (10) – e espetáculo de ballet La Fille Mal Gardée, com os alunos da Academia Municipal de Ballet/Secretaria Municipal de Cultura – na sexta-feira (11) e sábado (12).
Ampliação da programação
O sucesso da Temporada Popular 2025 levou à ampliação da programação para mais duas apresentações extras. Será na próxima semana, nos dias 16 e 17, com o “Cine Temporada”. No mesmo horário das outras apresentações, às 20 horas, no Teatro Municipal, a atração de quarta-feira (6) será a exibição do documentário “Os 80 Gigantes”, que conta a história da Cia dos Ventos, um grupo que, com uma trajetória marcada por alegrias e desafios, se reinventa e celebra seu legado artístico.
Já na quinta-feira (17), a programação traz três produções que abordam temas de grande relevância social e cultural. O minidocumentário “Tekoha Verá Tupã’i: Vida, Cultura e Resistência” oferece uma imersão na vida da comunidade Guarani de Campo Mourão, destacando a resistência cultural, o vínculo com a natureza e as tradições preservadas ao longo das gerações.
Em seguida, o mini-documentário “BRABAS – Mães do Mundo” dá voz a três mulheres negras de Campo Mourão que, ao se tornarem mães, compartilham suas experiências e desafios, abordando questões de raça, gênero e o impacto dessa nova jornada em suas vidas. Para encerrar a temporada, será exibido o curta-metragem “Vanuza”, que revela os segredos da vida de uma mulher que, entre orações e rotinas cotidianas, esconde histórias profundas e emocionantes.
O secretário de Cultura, Roberto Cardoso, celebrou a grande adesão do público, o que levou à ampliação da temporada. “O Teatro Municipal, tem sido um ponto de encontro e uma janela para a cultura de todos os campos. O fato de conseguirmos estender a programação é uma grande vitória para nossa cidade”, expressou.
Serviço
O Teatro Municipal de Campo Mourão está localizado na Avenida Comendador Norberto Marcondes, nº 684, centro.