Tiro de Guerra de Campo Mourão fará seleção geral na próxima semana
O Tiro de Guerra de Campo Mourão vai realizar na próxima semana, dias 5, 6, 7 e 8 de outubro, a seleção geral com 530 jovens alistados este ano para o Serviço Militar. Eles vão passar por avaliação de saúde e entrevistas com um equipe que virá de Curitiba. Na terça, quarta e quinta o processo será realizado pela manhã e à tarde e na sexta, apenas no período da manhã.
Segundo o comandante do TG, 1º sargento Jarbas Renê, nessa primeira fase serão selecionados 300 alistados, que em fevereiro do próximo ano passarão por novo processo de seleção, do qual será escolhida a turma de 100 atiradores para prestar o Serviço Militar em 2022.
“Quem tiver dúvida por vir no TG na próxima semana para verificar a situação”, explica o comandante. Segundo ele, a servidora da Junta do Serviço Militar também vai estar no TG durante a semana para atender os que forem dispensados.
O comandante ressalta que pelo alistamento on line o próprio sistema faz uma filtragem e os alistados foram comunicados por telefone ou email sobre a data e horário que devem comparecer à seleção geral. Quem não comparece é considerado refratário e no próximo ano tem que começar do zero todo o processo.
O alistamento militar é obrigatório a todos os jovens do sexo masculino no ano em que completam 18 anos. Quem não está em dia com as obrigações militares tem o CPF suspenso e fica impedido de obter ou renovar passaporte, assumir cargo público, mesmo se aprovado em concursos, matricular-se no Ensino Superior; registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função.