Tríduo de Santa Teresinha começa neste sábado no Carmelo de Campo Mourão

O Mosteiro Nossa Senhora do Carmo de Campo Mourão, formado pela comunidade Carmelita, realizará o tradicional tríduo e a festa em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face neste final de semana. Como todos os anos, os três dias consecutivos das celebrações da Eucaristia serão no final deste mês, começando neste sábado (28) e finalizando na segunda-feira (30), encerrando com a festa, no dia 1º de outubro, com Santa Missa e bênção das rosas.

Todas as Santas Missas serão às 19h30, no Carmelo de Campo Mourão, que está localizado na rodovia BR-369, quilômetro 4, saída para Cascavel (próximo ao Seminário Propedêutico São José). Durante as celebrações, os fiéis meditarão sobre temas específicos relacionados à vida e à espiritualidade de Santa Teresinha.

De acordo com a irmã Teresa Margarida dos Corações de Jesus e Maria, Monja Carmelita Descalça, o momento é realizado há anos no Carmelo, sendo que recentemente, por ocasião do centenário do nascimento de Santa Teresinha, em 2023, e do centenário da canonização dela, em 2025, os tríduos passaram a ser realizados pela comunidade religiosa no município com mais frequência.

A irmã ressaltou que sempre há muita participação do povo. “Todas as celebrações são celebradas com muita fé e participação de fiéis. Santa Teresinha é muito amada em todos os lugares. E, por ser carmelita como nós e grande santa de nossa Ordem Religiosa, os seus devotos gostam muito de vir celebrá-la aqui com nossa comunidade”, disse a religiosa.

Como no dia da festa é realizada a bênção das rosas, a comunidade Carmelita pede para que cada fiel leve suas rosas, para serem abençoadas e pedirem as graças que mais necessitam para as suas vidas. “Santa Teresinha é muito conhecida por suas rosas, pois, antes de morrer, ela prometeu que do céu ela derramaria para todos uma chuva de rosas, simbolizando as graças que as pessoas mais necessitam ao pedir a sua intercessão e oração”, explicou a irmã.

A irmã Teresa também expressou a importância desses momentos de oração dedicados à santa. “Para nossa cidade e diocese, acredito que representa um sinal forte de fé e de amor”, falou, ao acrescentar que Santa Teresinha queria que muitas pessoas, assim como ela, acreditassem em Deus, buscassem-no e amassem-no também. “É uma oportunidade para todos fazerem uma experiência forte do amor divino, a exemplo de Teresinha”, afirmou.

O tema que conduzirá o tríduo deste ano será pautado no assunto “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco, que convocou, para o ano de 2025, o grande jubileu, celebrado a cada 25 anos. Diante disso, no Carmelo de Campo Mourão, o lema definido para a honra da santa será: “Com Santa Teresinha, peregrinos da Esperança”. Assim, para cada dia do tríduo, haverá um lema em que o sacerdote celebrante da Santa Missa ajudará os fiéis a meditar.

Programação

Tríduo

  • Sábado (28): “Santa Teresinha, profeta da confiança em Deus nos desafios da vida”, com padre Adailton Ludovico, da Congregação da Sagrada Família de Bergamo de Peabiru.
  • Domingo (29): “Santa Teresinha, apóstola da fé em um mundo sedento de Deus”, com frei Flávio dos Santos, da Ordem do Carmo de Paranavaí.
  • Segunda-feira (30): “Santa Teresinha, missionária da esperança que aponta para o alto”, com Padre Roberto César de Oliveira, de Campo Mourão.

Festa

  • Terça-feira (1º de outubro): “Santa Teresinha, doutora da caridade, que engloba todas as vocações”, com frei Júlio, Frade Carmelita Descalço, de Londrina.

Santa Teresinha

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face foi uma jovem Monja Carmelita Descalça da França, oriunda do Carmelo de Lisieux. Com alma de missionária, ela desejava profundamente dedicar sua vida e sua morte a Cristo, servindo à igreja por meio de suas orações de intercessão pelos outros. Viveu entre 1873 e 1897, falecendo aos 24 anos em decorrência de tuberculose.

O fervor de Teresinha por Jesus era intenso; ela dedicava todas as suas ações, até as mais simples, a Ele, deixando um legado para seus devotos: sua espiritualidade, centrada na ideia de infância espiritual. Por meio desse conceito, os fiéis acreditam que ela os ensina a trilhar um caminho de proximidade com o Senhor, vivendo o amor de maneira simples e de acordo com os princípios do Evangelho.

Visita das relíquias

Do dia 20 a 22 de fevereiro deste ano, a Diocese de Campo Mourão recebeu a visita das relíquias de Santa Teresinha, que estavam em peregrinação em todo o Brasil. Momentos de espiritualidade e devoção dos padres, religiosos, seminaristas e diversos fiéis do município e da região marcaram a programação da visita dos restos mortais da santa no município.

Os momentos aconteceram na Catedral São José e no Carmelo. “Foi muito marcante para a nossa diocese, para crescermos no amor a Jesus, na fé na intercessão dos santos, no amor pela vida de oração e pela Igreja”, disse a irmã Teresa.