Unespar realiza evento para serem apresentados resultados parciais de projetos de extensão
Na semana passada, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, foi palco do evento “Projetos de extensão do Programa Universidade Sem Fronteiras: disseminação do conhecimento no âmbito da Unespar”. O encontro, que aconteceu nessa sexta-feira (5), reuniu representantes da universidade, estudantes, bolsistas, recém-formados, professores, coordenadores e comunidade externa e foi destinado à apresentação de resultados parciais dos projetos ligados ao programa.
Quatro projetos da universidade ligados à USF foram apresentados. Um deles, ligado ao curso de Ciências Econômicas, foi “Agroecologia familiar: aproximando produtores e consumidores”, coordenado pelo professor doutor Jorge Leandro Delconte Ferreira. Outro, vinculado à Pedagogia, é intitulado: “Pedagogia e Psicologia Hospitalar: a efetivação do direito ao atendimento educacional de crianças e adolescentes hospitalizados na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão”, coordenado pela professora doutora e psicóloga Sandra Garcia Neves.
No campo da Geografia, foi exposto o “Projeto Sanear”, coordenado pelo professor doutor Jefferson de Queiroz Crispim. Por fim, na História, foi apresentado o projeto “Temas sensíveis e controversos em sala de aula: Práticas Formativas na Educação Básica sobre Direitos Humanos e Reparação Histórica”, coordenado pela professora doutora Cyntia Simioni França.
Na ocasião, recém-formados e estudantes, com o acompanhamento dos coordenadores, apresentaram os resultados parciais dos primeiros 6 meses dos projetos, que terão duração de 1 ano, cada. Segundo os organizadores, a realização do evento foi uma forma de cumprir um dos objetivos estabelecidos no edital da USF, que é desenvolver pesquisa e extensão, promovendo a articulação entre ensino e pesquisa, capacitação e produção científica, tecnológica, cultural e social voltadas para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.
Participantes
Além dos participantes dos projetos, também estiveram presentes no evento a pró-reitora de extensão e cultura, professora doutora Rosimeiri Darc Cardoso, a vice-diretora do campus de Campo Mourão, professora mestra Ceres América Magalhães Ribas, o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, professor doutor João Henrique Lorin, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, professor doutor Adalberto Dias de Souza, e o chefe da divisão de extensão e cultura, professor mestre Sérgio Luiz Maybuk.
Resultados parciais
Na área de Ciências Econômicas, a recém-formada Brenda Dheine da Silva Gomes e os bolsistas Juliane Bassette e Guilherme Krenski Almeida informaram as atividades desenvolvidas junto a agricultores dos municípios de Mariluz e de Barbosa Ferraz. Por sua vez, na Pedagogia, as recém-formadas Joyce Odaísa dos Santos Ribeiro e Maria Eduarda dos Santos Araujo apresentaram informações sobre o projeto de Pedagogia Hospitalar, principalmente, sobre os atendimentos realizados com crianças e adolescentes no âmbito hospitalar, na Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão.
Já na área de Geografia, o recém-formado Weniker Willian de Souza demonstrou como o grupo de estudantes e profissionais, junto à comunidade, realiza a revitalização das nascentes em alguns municípios do Paraná. No âmbito da História, a recém-formada Carolina Oliva Rodrigues de Oliveira e os bolsistas Anderson Luiz Dias Domingos, João Vitor da Silva Camargo e Vitor Hugo da Cruz Silva expuseram as atividades desenvolvidas sobre a História de países africanos e a produção de quadrinhos com esse tema.