Unimed de Campo Mourão oficializa construção de Hospital Regional com assinatura de contrato

Unimed Campo Mourão

Na noite dessa quarta-feira (3), um marco para a área da saúde foi registrado em Campo Mourão, nas dependências da sede administrativa da Unimed; trata-se da assinatura do contrato de construção do Hospital Regional Unimed, a ser realizada pela Construtora Baggio. O documento foi firmado entre a diretoria executiva da cooperativa de saúde, representada pelo diretor-presidente, Antônio Carlos Cardoso, a diretora comercial da construtora, Blanca Baggio, e representantes do Conselho de Administração da Unimed local.

A unidade hospitalar será construída na Avenida João Batista Salvadori, no Jardim Bela Vista, próximo ao Hospital Santa Casa. O diretor-presidente destacou que a assinatura do contrato representa o primeiro passo para a realização desse projeto. “A partir de hoje (quarta-feira, 3), dezessete meses e a gente tem o hospital pronto”, falou, acrescentando que, após esse período, será preciso, ainda, aparelhar a unidade, o que deve ser feito em cerca de dois ou três meses, com possibilidade de inauguração em junho de 2026, para atender a todos os beneficiários.

Blanca, que já faz parte da terceira geração da construtora, assegurou que os prazos acordados serão devidamente cumpridos pela empresa. “Hoje, no Brasil, nós somos a maior construtora de hospitais privados. Fiquei muito honrada e feliz de poder participar desse propósito aqui em Campos Mourão, construir o hospital da Unimed. Podem ter certeza que vai ser um sucesso, a gente vai entregar no prazo, com qualidade, com as instalações devidamente técnicas e testadas”, garantiu Blanca.

A unidade terá capacidade para atender uma grande quantidade de beneficiários. “A nossa área de abrangência é de quatorze municípios. Mas a nossa abrangência para atendimento de saúde é muito maior. O hospital fará parte de um programa da Unimed Federação do Paraná de integrar serviços hospitalares de recursos próprios para dar assistência a todos os beneficiários do sistema Unimed; mesmo que não seja da unidade de Campo Mourão, será atendido nesse hospital”, explicou.

Além de raio-x e ultrassom, a nova unidade contará com tomografia computadorizada logo no início. Um moderno centro-cirúrgico e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) também estarão devidamente equipados no hospital para possibilitar um atendimento especializado e humanizado aos pacientes.

Cardoso ressaltou que, nessa primeira fase, a área hospitalar terá 10 mil metros quadrados, com 92 leitos de internamentos no local e com possibilidade de ampliação no futuro, conforme a demanda. Para a implementação total da instituição de saúde será necessário um investimento de R$ 80 milhões.

“Até hoje, nós investimos vinte milhões de reais, e o contrato assinado é de quarenta milhões de reais”, falou, acrescentando que também já está comprada uma grande quantidade de equipamentos. “Oitenta milhões não é nada perto do que a gente vai fazer com o bem-estar e a saúde de Campo Mourão”, avaliou.

Unimed Campo Mourão
Além de representantes da Unimed, da construtora e da prefeitura de Campo Mourão, estiveram presentes profissionais da saúde do município e demais convidados

Público presente

Também estiverem presentes na solenidade o diretor de mercado e responsável pelos recursos próprios da unidade no município, Paulo Henrique Colchon, o diretor de saúde, Eloy Okabayashi Fuzii, o presidente do conselho de Administração da Coamo Agroindustrial Cooperativa, representando todos os beneficiários da Unimed Campo Mourão, José Aroldo Gallassini, a vice-prefeita, Fátima Nunes, além de diversos representantes da área da saúde no município e demais convidados.

Unimed Campo Mourão
Momento da assinatura do contrato de construção do Hospital Regional Unimed

Geração de empregos

No período de realização das obras, Cardoso e Blanca disseram que cerca de 400 pessoas serão empregadas, entre profissionais que estarão no dia a dia da obra e outras equipes terceirizadas, para realizar serviços de fachada, esquadria, elétrica e toda a gama de itens e insumos que estarão envolvidos no processo de construção.

O diretor-presidente também informou que serão empregados mais de 50 profissionais quando ocorrer o início dos atendimentos na unidade, para além dos 160 empregos que já são fornecidos pela cooperativa no município atualmente. Cardoso considerou que essa realização é uma ‘mudança de chave na saúde de Campo Mourão’.

Diretor-presidente da Unimed Campo Mourão, Antônio Carlos Cardoso

Núcleo de Atenção à Saúde

Na próxima quinta-feira (11), a Unimed de Campo Mourão celebrará mais uma conquista: a inauguração do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), na Avenida Manoel Mendes de Camargo. Trata-se de uma construção de 1 mil metros, onde funcionava o antigo Hospital Bom Jesus. O prédio foi todo reformado e equipado para fornecer serviços de laboratório, terapias especiais, unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), entre outros.