UTFPR de Campo Mourão define direção-geral e abre comemorações dos 30 anos nesta quinta
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, estará com a agenda cheia nesta quinta-feira (10). Uma consulta à comunidade universitária para definir a nova direção-geral da instituição e o início das comemorações aos 30 anos da universidade local serão realizados nesse dia. Dois candidatos disputam a diretoria: o atual diretor, professor Roberto Ribeiro Neli, e a professora Cristiane Kreutz, primeira vez na disputa.
Podem votar professores, técnicos administrativos e discentes da instituição. O processo de consulta à comunidade universitária para a escolha do(a) diretor(a) do campus é organizado, coordenado e fiscalizado pela Comissão Eleitoral do Paraná (CEP). A votação secreta acontecerá das 8 às 21 horas, por meio eletrônico e remoto, com sistema definido pela CEP.
A apuração acontecerá após o encerramento da votação. O(A) vencedor(a) ocupará o cargo no quadriênio 2025-2029. O processo acontecerá, simultaneamente, nos 11 dos 13 campi da UTFPR. Naqueles com três ou mais candidaturas concorrendo, poderá haver segundo turno, no dia 23 de abril.
30 anos da UTFPR-CM
Este ano, o campus da UTFPR de Campo Mourão completa 30 anos. Para dar início às comemorações, alguns eventos serão realizados nos próximos dias. Nesta quinta-feira (10), a celebração inicia para a comunidade interna, com uma apresentação do coral da universidade local no intervalo das aulas da tarde, além de um bolo para representantes dos servidores.
Já no sábado (12), as festividades se estendem à comunidade externa, mediante aquisição de ingresso, no Baile dos 30 anos, que será realizado no Mourão Garden Eventos, com jantar e banda. Os interessados em participar podem entrar em contato com a instituição para mais informações – (44) 3518-1404 ou (44) 3518-1403.
Faz parte, ainda, das celebrações, a inauguração de um painel comemorativo com os nomes de todos os servidores que trabalham ou trabalharam no campus, momento que envolverá a comunidade interna da UTFPR de Campo Mourão em data a ser definida.
Histórico do campus
O antigo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), atual campus Campo Mourão da UTFPR, iniciou seu funcionamento nas instalações do antigo Ginásio de Esportes Belim Carolo, ocupando uma área de 64 mil metros quadrados, aproximadamente. As atividades discentes começaram no dia 10 de abril de 1995, com 240 alunos distribuídos em seis turmas.
No dia 7 de outubro de 2005, quando foi sancionada a lei de transformação do Cefet-PR na primeira Universidade Tecnológica Federal do Brasil, a unidade de Campo Mourão deixou de ser um centro federal paranaense para ser um dos campi da UTFPR. Atualmente, há 13 unidades da universidade no estado.
Hoje, com estrutura ampliada, a instituição mourãoense oferece o curso de nível Técnico Integrado ao Ensino Médio – Informática para Internet –, além dos seguintes cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Tecnologia em Alimentos e Licenciatura em Química. Além disso, possui cursos de mestrado e doutorado.
Serviço
Os currículos e as propostas dos candidatos à direção-geral da UTFPR podem ser consultados acessando os seguintes links: https://tinyurl.com/yreu8umw (Roberto Ribeiro Neli) e https://tinyurl.com/davj3y5x (Cristiane Kreutz). Um debate on-line entre os candidatos foi realizado nesta semana e pode ser acessado no perfil do Instagram do Diretório Central dos Estudantes (DCE), @dceutfprcm.