UTFPR de Campo Mourão recebe visitação semanal da comunidade externa ao ‘Planetário’

Construído em 2021 no campus de Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o “Planetário” tem a intenção de atender a comunidade interna e externa. Semanalmente, o espaço que simula o céu noturno recebe visitantes. Para realizar uma visita, os interessados podem fazer o agendamento com o professor do departamento de Física, Oscar Rodrigues dos Santos, pelo WhatsApp (44) 99824-7757.

Segundo o docente, no local, há assentos para 40 visitantes e um projetor especial que simula, a olho nu, o céu noturno em uma cúpula arredondada que forma o Planetário. Em cerca de 30 minutos, o público pode conhecer um pouco mais sobre o Sistema Solar, cometas e diversos outros assuntos relacionados.

A instituição recebe sobretudo alunos desde os primeiros anos escolares até o ensino superior. Por exemplo, toda semana, grupos entre 40 e 60 alunos da educação básica de escolas públicas ou privadas de Campo Mourão e de outros municípios do Paraná são recebidos para conhecer o espaço, que, de acordo com Santos, é o único Planetário ativo atualmente na região.

Com duração de aproximadamente 2 horas, envolvendo visita ao Planetário e outras atividades sobre Física, a recepção de escolas acontece nas quartas, a partir das 8h30, e nas quintas-feiras, em uma das duas opções de período: a partir das 08h30 ou das 13h30. “Eventualmente, a gente atende em outros dias da semana”, disse o docente, enfatizando que os interessados devem entrar em contato para confirmar disponibilidade.

No ano passado, foram atendidos aproximadamente 3,5 mil estudantes de Campo Mourão e região. “Este ano, somente no primeiro semestre, a gente já deve ter recebido mais de mil e quinhentas pessoas”, estimou o professor. “Em geral, a gente atende turmas dos colégios”, informou o docente. Porém, ele também explicou que grupos menores, tanto da comunidade interna quanto externa, podem agendar visita nas terças e sextas-feiras, das 13 horas às 13h30.

Quem acompanha os visitantes e conduz as atividades propostas são os acadêmicos bolsistas de programas de Iniciação Científica e Extensão na universidade. Hoje, o grupo é formado por 11 bolsistas da graduação e dois deles do curso Técnico Integrado de Nível Médio em Informática para a Internet.

As atividades no Polo Astronômico para estudantes incluem conhecer o Planetário, o relógio de Sol analemático e o observatório indígena, bem como participar do Show da Física

Polo Astronômico Rodolpho Caniato

O Planetário, assim como outros projetos ligados ao departamento de Física da instituição, está vinculado ao Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR de Campo Mourão. Algumas das outras iniciativas que também são realizadas nessa área são o projeto “EstrELAS” – que mostra o contexto das contribuições das mulheres ao longo da história na Ciência –, o “Noites Astronômicas” – que propõe a observação do céu noturno por meio de telescópio –, entre outras.

Assim, quando as turmas de estudantes são recepcionadas na universidade, além do Planetário, participam do “Show da Física” e conhecem o relógio de Sol analemático e o observatório indígena, conforme contou Santos. “É uma forma de mostrar conceitos físicos de uma maneira mais lúdica, mais divertida”, falou, acrescentando que o objetivo é despertar o interesse dos alunos em Ciência e atraí-los para dentro da universidade.

No Show da Física, por exemplo, realizado no laboratório, é apresentado ao público o gerador eletrostático de Van de Graaff. “É um aparelho que chama muito a atenção, que é aquele que coloca a mão e os cabelos ficam arrepiados”, citou o professor.

Atualmente, estão à frente das atividades do Polo Astronômico local os professores Michel Corci Batista (coordenador do Polo Astronômico, do Grupo Local NASE Brasil e da Competição de Foguetes), Oscar (vice-coordenador do Polo Astronômico, coordenador do projeto Noites Astronômicas e membro do Grupo Local NASE Brasil) e Camila Maria Sitko (coordenadora do projeto EstrELAS e membro do Grupo Local NASE Brasil).

Serviço

Para consultar disponibilidade de visitação ao Planetário da instituição, os interessados devem entrar em contato com o docente Oscar Rodrigues dos Santos, pelo WhatsApp (44) 99824-7757. As atividades desenvolvidas no Polo Astronômico podem ser acompanhadas pelo Instagram: @poloastronomico_rcaniato. A UTFPR de Campo Mourão está localizada na Via Marginal Rosalina Maria dos Santos, nº 1233, Área Urbanizada I.