UTFPR distribuirá produtos de limpeza em bairro de Campo Mourão

O grupo formado por professores e alunos do campus da UTFPR-Campo Mourão que desenvolve um projeto de fabricação e doação de produtos de limpeza fará uma ação social no Conjunto Fortunato Perdoncini. Nesta sexta-feira (28), das 14 às 17 horas, eles vão distribuir material de limpeza gratuitamente às famílias do bairro, no salão comunitário. A ação tem a parceria do Centro da Juventude.

Para receber os produtos, porém, o morador deve levar a embalagem (duas garrafas pet de 2 litros). No local estarão disponíveis bombonas de 200 litros com torneira para abastecer as embalagens. O projeto, denominado Xô Coronavírus, visa auxiliar na prevenção ao Covid-19. A cada família que for retirar serão doados 2 litros de desinfetante, 2 litros de sabão em líquido e meio litro de sabonete. 

“Já comunicamos os moradores do bairro, onde já realizamos outras ações de caráter social”, explica o  professor Adriano Lopes Romero, ao acrescentar que numa próxima etapa outros bairros serão atendidos. Ação semelhante também já foi realizada no município de Quarto Centenário e em Campo Mourão foram atendidas entidades como a Apae, CEDUS, Lar dos Velhinhos e Lar Miriã.

O projeto, desenvolvido desde o início da pandemia, consiste na produção de sabão, álcool glicerinado, água sanitária e desinfetante para doação a famílias necessitadas. “É uma contribuição da universidade com produtos que podem ser utilizados para higienização das mãos, bem como desinfecção de superfícies e de roupas”, explica o professor.

Para a produção o grupo conta com doação da comunidade, especialmente de óleo de cozinha usado. “Recebemos uma grande quantidade de óleo numa parceria com o município de Quarto Centenário”, explica o professor. O projeto também aceita doação de álcool, soda e embalagens plásticas de um ou dois litros. 

Segundo ele, recentemente o projeto recebeu R$ 90 mil do Ministério da Educação. Além de Adriano, o grupo é composto pelos professores Rafaelle Bonzanini Romero (coordenadora do projeto), Stephani Caroline Beneti e Stenio Cristaldo Heck, com apoio dos acadêmicos David Lucas Zegolan Marcondes e Isaac Felipe Machado.