UTFPR fabrica e doa produtos de limpeza para ajudar no combate ao Covid-19

Um grupo formado por quatro professores e dois alunos do campus da UTFPR-Campo Mourão desenvolvem um projeto de fabricação e doação de produtos que eles chamam de domissanitários. Consiste na produção de sabão em barra e líquido, álcool glicerinado, água sanitária e amaciante para doação a famílias necessitadas. A primeira entrega foi feita na semana passada à Secretaria Municipal de Ação Social do município, que repassará parte para a Santa Casa.

“É uma contribuição da universidade com produtos que podem ser utilizados para higienização das mãos, bem como desinfecção de superfícies  e de roupas”, explica o professor Adriano Lopes Romero. No primeiro lote foram doados 220 kits de sabão em barra, 55 litros de água sanitária, 40 litros de álcool glicerinado 80%, 36 litros de sabão líquido, 35 litros de amaciantes para roupas e 30 litros de sabonete líquido.

Para a produção o grupo conta com doação da comunidade, especialmente de óleo de cozinha usado. “Recebemos uma grande quantidade de óleo numa parceria com o município de Quarto Centenário e nesse momento estamos necessitando de embalagens para envase dos produtos”, explica o professor. O projeto também aceita doação de álcool, soda e embalagens plásticas de um ou dois litros. 

Segundo ele, as embalagens podem ser de garrafa pet. “Temos material para produzir 300 litros de água sanitária, mas não tenho bombonas (galão de 5 litros) para o envase”, explica, ao acrescentar que as embalagens são compradas com recursos da própria universidade mas há uma demora na entrega.

Além de Adriano, o grupo é composto pelos professores Rafaelle Bonzanini Romero (coordenadora do projeto), Stephani Caroline Beneti e Stenio Cristaldo Heck, com apoio dos  acadêmicos David Lucas Zegolan Marcondes e Isaac Felipe Machado. 

O grupo está pleiteando, junto à UTFPR, um recurso de R$ 75 mil que serão utilizados para viabilizar a implantação de uma planta piloto para a fabricação de 24 mil litros de produtos saneantes. “Esse quantitativo, que será produzido entre os meses de maio e junho, será doado para os municípios de Campo Mourão, Quarto Centenário, Rancho Alegre d’Oeste e Roncador”, revela o professor. Os beneficiários finais serão as famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como o Sistema Único de Saúde dos municípios.