UTI-Covid da Santa Casa de Campo Mourão atinge lotação máxima 

A região de Campo Mourão está em alerta total. É que todos 9 leitos de UTI-Covid (SUS), destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus (Covid-19) da Santa Casa, hospital referência da região para tratamento da doença, estão ocupados. A informação foi divulgada pelo próprio hospital, em nota oficial.

“O Hospital Santa Casa de Campo Mourão comunica que a Unidade de Terapia Intensiva Covid encontra-se em sua lotação máxima”, resume a nota. Pacientes de Campo Mourão e região que necessitarem de internamentos de UTI terão de ser realocados agora a outros hospitais da Macrorregião Noroeste, que abrange a Comcam, como Umuarama, Paranavaí, Maringá, ou Cianorte. 

A preocupação com a lotação dos leitos já vinha sendo anunciada há vários dias pelo chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, que critica a flexibilização dos municípios a protocolos de prevenção e relaxamento da população, fatores que contribuíram para uma ‘explosão’ de casos de Covid em toda a região. 

UTI-Neonatal
Ainda segundo a Santa Casa, a UTI-Netonatal do hospital também encontra-se com taxa de 100% de ocupação. Ou seja, todos os 11 leitos existentes estão ocupados. “E não dispomos de ventilador mecânico no momento, assim sem condições de receber novos pacientes. Dessa maneira solicita-se desvio de fluxo das gestantes em trabalho de parto prematuro e recém nascidos que necessitam de UTI Neonatal até a resolução dos casos internos para segurança dos pacientes”, informou a Santa Casa. Já a UTI-Neo Covid e enfermaria estão apenas com 3 de 6 leitos disponíveis.

Na última sexta-feira (20), devido o aumento de casos de coronavírus na região, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa-PR), autorizou a reativação de 15 leitos de enfermaria para tratamento de pacientes com coronavírus na Santa Casa de Goioerê.

O Hospital estava com apenas 5 leitos, os outros 15 tinham sido desativados no mês passado. Agora a unidade passa a contar com 20 leitos de enfermaria e também com 10 unidades de UTI’s exclusivas para tratamento de Covid-19. 

“Serão aumentados também os números de leitos em outros municípios da macrorregião”, falou Siqueira.  Segundo ele, a Sesa está articulando também a ativação de novos leitos de enfermaria na Santa Casa de Campo Mourão, que atualmente está com ocupação de 120% de sua capacidade. “Em Campo Mourão não foram ativados novos leitos ainda porque estamos esperando um ‘start’ da Santa casa comprovando que tem capacidade para isso”, frisou Siqueira. 

Atualmente a Santa Casa de Campo Mourão conta com 9 leitos de UTI-Covid, todos ocupados (antes eram 15) e 10 leitos de enfermaria. “A população deve fazer a sua parte evitando aglomerações e usando máscara de proteção. Os municípios também devem intensificar o monitoramento de medidas restritivas”, disse Siqueira.