Vacinação contra gripe encerra nesta sexta, região alcançou 77% do público-alvo
Encerra nesta sexta-feira (9), a campanha de imunização contra Influenza (gripe). Desde o último dia 25 de junho, a Saúde abriu a vacinação para a população em geral devido aos baixos índices de imunização entre os grupos prioritários. A campanha teve início no dia 12 de abril. Até o momento não há confirmação se será prorrogada pelo Ministério da Saúde.
Na Comcam, o público-alvo (grupos prioritários) a ser vacinado é de 136.067 pessoas. Até a manhã desta quinta-feira (8), conforme dados do Ministério da Saúde, 104.884 moradores haviam recebido a vacina, o equivalente a 77%. A meta da 11ª Regional da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo. O município de Campo Mourão vacinou 27.519 pessoas de um total de 36.263, atingindo 56,2% de cobertura.
Na região, as cidades com os melhores índices de vacinação, segundo o Ministério da Saúde, são: Janiópolis (83,8%); Terra Boa (73,9%); Boa Esperança (73,2%); Roncador (72,3%); Fênix (72,0%) e Corumbataí do Sul (70,4%). A cidade com o menor índice de vacinação é Luiziana, com apenas 48,2% do público-alvo vacinado. Veja na tabela abaixo a cobertura vacinal por município.
A campanha de vacinação foi divida em três etapas. Na primeira, foram imunizados crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde. Na segunda fase, pessoas com 60 anos ou mais e professores.
Por fim, na terceira etapa, que encerra nesta sexta-feira, estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
A orientação da 11ª Regional de Saúde é que os municípios façam a busca ativa do público alvo e que organize a vacinação de forma a evitar aglomerações. Já à população, o alerta é que não deixe de se vacinar. Todos os municípios da região estão abastecidos com as doses.