Vacinação contra meningite faz parte de campanha
Uma das novidades deste ano na campanha de multivacinação do Ministério da Saúde é a vacina meningocócica ACWY, para adolescentes de 11 e 12 anos e a Meningo C (13 e 14 anos). Elas entraram no calendário vacinal em 2020 como prevenção a quatro tipos de meningites. A campanha de imunização prossegue até dia 30 de outubro.
“No ano passado tivemos uma morte em Campo Mourão de uma adolescente com um tipo raro de meningite bacteriana. Na época adotamos as ações necessários de bloqueio, mas teve uma correria aos postos a procura de vacina. Este ano o Ministério está com a vacina disponível pelo SUS”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.
12 UBS
A campanha de multivacinação (para colocar em dia a carteira de crianças e adolescentes) e contra a poliomielite (gotinha) é realizada em 12 Unidades de Saúde. No período da manhã o atendimento é nas UBS dos bairros Cidade Nova, Modelo, Tropical, CSU, Cohapar, Lar Paraná, Vila Guarujá e distrito de Piquirivaí. À tarde nas unidades dos jardins Alvorada, Paulista, Damferi e Pio XII. As UBS também emitem a declaração de vacinação, exigida na matrícula de crianças nas escolas das redes pública e privada.
A campanha contra a poliomielite tem como público-alvo crianças de 1 ano até 4 completos (antes de fazer 5). Já a campanha de multivacinação visa colocar em dia o esquema vacinal de crianças e adolescentes (0 a 14 anos completos). O Dia D da campanha contra polio será no dia 17 de outubro, em todas as Unidades de Saúde, das 8 às 17 horas.
“Os índices de cobertura vacinal caíram em todo país nos últimos anos, colocando em alerta os profissionais da saúde. A erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total e para sempre destes agravos; tivemos no ano passado o exemplo do sarampo, que voltou a registrar casos aqui no Paraná depois de 20 anos sem ocorrências”, lembrou o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.