Vem aí 35ª Missa da Terra em Piquirivaí
Está chegando a 35ª edição da Missa da Terra, na comunidade de Piquirivaí, em Campo Mourão. Será no dia 16 de junho, às 6 horas da manhã, no sítio em frente ao trevo do distrito. Uma das celebrações mais aguardadas pelos moradores do local, a missa rezada será especialmente em agradecimento à colheita e pedindo bênçãos para a agricultura.
Tradicionalmente, a missa inicia junto com o nascer do sol em alusão ao horário em que o homem e a mulher do campo começam a trabalhar. “Nessa missa, levamos maquinários agrícolas para a benção do padre e agradecemos a colheita! Todas as leituras são voltadas à terra, ao plantio, à fé na colheita e no trabalho no campo”, contou Mariana Sambati, presidente da Capela Imaculada Conceição.
Após a celebração, os próprios fiéis partilham uma mesa de café da manhã com alimentos variados, ao som de uma roda de músicas sertanejas. “Uma missa realmente cheia de significado e amor”, ressaltou Mariana.
Uma novidade para este ano será a 1ª Feira Delícias da Comunidade, com a exposição e comercialização dos produtos coloniais cultivados dentro da agricultura familiar local. Haverá pães, bolos, bolachas, tortas e diversas outras opções. “Nossa comunidade é extremamente caprichosa e produz quitutes dignos de chegarem à mesa de toda a região”, afirmou a presidente. O objetivo é arrecadar fundos para melhorias da capela local.
Todos os anos, esse momento de agradecimento e confraternização tinha como público principal os próprios moradores de Piquirivaí. Já para este ano, o convite se estende a moradores de Campo Mourão e região. “Queremos compartilhar essa missa tão valiosa para nossa comunidade a todos os católicos que são admiradores da agricultura da região”, enfatizou.
Mariana lembrou que, também como forma de representar o povo do campo, todos os fiéis se vestem para a missa com roupas características, utilizando camisas xadrezes e botas, para homenagear o agricultor e ‘tornar o clima mais rural e aconchegante’, conforme destacou.