Vendas no comércio no fim de 2019 superaram 2018

O resultado das vendas de fim de ano no comércio varejista de Campo Mourão foi positivo comparado ao mesmo período em 2018. A análise é do presidente da Associação Comercial e Industrial (Acicam), Alcir Rodrigues da Silva. “No geral foi um fim de ano com bons resultados e as vendas superaram 2018”, afirma o presidente.

No fim do ano, a partir de 13 de dezembro, as lojas atenderam em horário especial (até as 22 horas durante a semana e nos sábados o dia todo). As chuvas que caíram à noite na semana que antecedeu o Natal, segundo ele, atrapalharam as vendas. “A chuva deve ter prejudicado cerca de 10 por cento no volume de vendas, mas mesmo assim tivemos um resultado positivo”, reforça ele.

Segundo o presidente, o tempo chuvoso atrapalhou a chamada “venda por impulso”, quando o cliente é atraído pelo produto exposto. “Essa venda não aconteceu porque a chuva e a falta de estacionamento afastaram os clientes da área central”, analisa.

Para Alcir, o projeto Cidade Natal, com atrativos artístico-culturais e opções de lazer contribuíram com o comércio. “A cidade estava bonita e isso atrai as pessoas dos bairros e também de outras cidades”, afirma. A Acicam também ofereceu passeios de trenzinho, inclusive em bairros da cidade e mais de 30 mil pessoas participaram. 

Ao longo do mês de dezembro, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), também oferecido pela Acicam, atendeu 9.723 consultas, com 704 inclusões de dívidas vencidas no cadastro e outras 672 dívidas cadastradas regularizadas. “O empresariado está acreditando na cidade e com certeza 2020 será ainda melhor”, prevê o presidente, ao acrescentar que a associação já programa campanhas de liquidação.    

Quem confirma as informações e análise do presidente da Acicam é o empresário do ramo de calçados, Fábio Bareta, que é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Tivemos um aumento em torno de 20 por cento nas vendas em relação a 2018, o que ficou dentro da nossa expectativa”, disse Bareta.

Ele disse estar otimista com a recuperação da economia no país. “Estamos vendo um grande movimento nas praias neste fim e começo de ano, o que significa que o dinheiro está circulando. No nosso ramo é normal o ano começar com o consumidor mais retraído, mas as perspectivas são boas”, acrescenta.

Os dois presidentes das agremiações do comércio esperam para este ano a implantação do estacionamento rotativo em Campo Mourão por parte da prefeitura. “Vai ajudar muito o comércio porque a falta de vagas para estacionar é uma das maiores reclamações dos clientes”, afirma o presidente da CDL. O presidente da Acicam disse que até já alugou espaço em um estacionamento particular próximo da loja.