Vereador Parma pede à prefeitura ampla divulgação sobre vacina da gripe e prevenção à dengue

O vereador de Campo Mourão, Devanildo Parma Bassi (PSL), o Escrivão Parma, encaminhou dois ofícios ao executivo municipal para que dê ampla divulgação na campanha de vacinação contra gripe, que inicia neste sábado no município e promova campanhas de orientação e prevenção à dengue.

Gripe

Em relação a gripe, a preocupação, segundo o Parma, é que a vacinação já inicia amanhã no município, e quase não houve divulgação.  Entre as informações que devem ser esclarecidas à população, sugerida pelo vereador, estão: datas e locais de vacinação, critérios para vacinação, se quem recebeu a vacina d Covid pode receber a vacina contra gripe, dentre outras.

O parlamentar pede à prefeitura ampla divulgação na imprensa de modo geral, redes sociais, cartazes, entre outros meios.  “A preocupação é que tudo ocorra harmoniosamente, e todos que têm direito sejam vacinados, já que estamos vivendo um momento de grande tensão em que a pandemia do coronavírus assola nosso país. Não podemos cometer equívocos e deixar que outra doença gravíssima como essa gripe venha atingir nossa população em grande escala, causando novo surto”, justificou Parma.

Dengue
Em outro ofício encaminhado ao prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania) e ao secretário da Saúde, Sérgio Henrique Santos, Parma Parma pediu atenção especial do município em relação à dengue. Ele lembrou que em 2020 a cidade enfrentou uma violenta epidemia da doença e que os cuidados devem ser redobrados para que a situação não se repita. 

“O vírus da dengue, zika e chikungunya são transmitidos pelo Aedes aegypti e levam a sintomas parecidos, como febre e dores musculares. Mas as doenças têm gravidades diferentes, sendo a dengue hemorrágica a mais perigosa, já que pode levar à morte”, frisou o vereador, ao lembrar que os leitos hospitalares estão lotados o que é outra preocupação caso algum paciente com dengue venha necessitar de vaga. 

“Como estamos em um período propício para a proliferação do Aedes aegypti sugiro a intensificação na prática da estratégia para controlar as populações de mosquitos, tanto com o fumacê em campanhas de divulgação nos meios de comunicações estimulando a população a aderir a campanha para eliminarmos procriadores do mosquito”, acrescentou o parlamentar.