Vias são interditadas para Cortejo de Natal em Campo Mourão; confira quais

O Cortejo de Natal que aconteceria no domingo (8), em Campo Mourão, teve a data transferida para esta quarta-feira (11), às 20 horas, devido às condições climáticas do final de semana. Por isso, a partir desta terça-feira (10), algumas vias da cidade começaram a ser interditadas para montagem da estrutura necessária para o evento. Veja o mapa abaixo.

O cortejo acontecerá na Avenida Irmãos Pereira, como de costume, local que já foi interditado no início da tarde desta terça-feira, em frente ao Banco Itaú, iniciando a preparação para o evento, com estrutura do palco. O trecho entre as ruas Mato Grosso e R. Harrison José Borges também terá o trânsito paralisado a partir das 19 horas, para montagem da arquibancada.

Haverá interdição, ainda, na mesma avenida entre as ruas São José e Interventor Manoel Ribas. O bloqueio parcial dessas ruas e entre as avenidas Irmãos Pereira e José Custódio de Oliveira será necessário para concentração dos carros alegóricos. O bloqueio total da avenida em que o cortejo acontecerá – Irmãos Pereira – será nesta quarta-feira (11), a partir das 8h30, o dia todo.

Assim, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria da Mobilidade Urbana (Diretran), alerta os motoristas a redobrar a atenção nas imediações desses trajetos. A secretaria informou que a antecipação é necessária devido à complexidade da preparação da estrutura evento.

Mapa com destaque para os trechos interditados nesta terça-feira (10)

O cortejo

Anualmente, o Cortejo Natalino reúne milhares de pessoas, sendo o segundo evento com maior público do calendário anual, superado apenas pela abertura das atividades culturais natalinas na praça da Catedral São José. Esta é a primeira vez que o cortejo precisa ser adiado no município em função das condições climáticas.

O espetáculo de rua faz parte do projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal 24”, uma iniciativa do Ministério da Cultura – Governo Federal, com execução da Associação Sou Arte. Cerca de 700 figurantes participarão do momento, divididos em 100 alas coreografadas e acompanhados por 20 carros alegóricos.

Além dos membros da Associação Sou Arte, o evento contará com a presença de 100 alunos de quatro escolas públicas, que participaram de oficinas gratuitas de circo, dança e teatro nos últimos dois meses. Também farão parte da atração artistas profissionais convidados e voluntários da comunidade.

A criação e produção de 15 carros alegóricos ficou a cargo de uma equipe de carnavalescos do Rio de Janeiro. Dez desses carros são novos, enquanto cinco foram reconstruídos com estruturas da edição anterior do projeto.

A colaboração de profissionais locais é considerada fundamental para o sucesso do evento, incluindo metalúrgicos, eletricistas, figurinistas, costureiras, fotógrafos, compositores, intérpretes de Libras, instrutores e outros. Os carnavalescos também ficaram responsáveis pela confecção de figurinos e mascotes, enquanto 10 coreógrafos ajudaram na produção das apresentações.

Para garantir o conforto e segurança do público, serão montadas arquibancadas com capacidade para até duas mil pessoas. Um palco para autoridades será instalado na esquina com a Rua São Paulo. A via será iluminada ao longo do percurso do cortejo e isolada para impedir que o público adentre a área de desfile. A estrutura também incluirá ambulâncias, intérprete de Libras, monitores de acessibilidade e grades de segurança.