Vídeo com suposto golpe envolvendo fatura da Copel é ‘fake’, esclarece Procon
Um vídeo que vem circulando em grupos de WhatsApp, informando um suposto golpe envolvendo a fatura da Copel, é falso. O alerta é do diretor do Procon de Campo Mourão, Sidnei Jardim. Algumas pessoas, se aproveitando de que a fatura de luz que chega à casa dos consumidores está passando por alteração de visual, estão divulgando informações equivocadas em redes sociais.
Procurado pela TRIBUNA, Jardim disse que já tratou do caso diretamente com a Copel, assim que chegaram informações ao Procon sobre o suposto golpe. “A informação que temos da Copel é que não existe nenhum golpe e sim um vídeo falso”, lamentou. O conteúdo que viralizou na internet foi originado na cidade de Cascavel, causando confusão e dúvida em boa parte da população. “A Copel nos informou que seu jurídico já está adotando as medidas para o caso”, frisou o diretor do Procon.
Jardim comentou que a empresa de energia alterou a tarifa, atendendo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Para proteger a identidade do consumidor, o campo “número do cliente” foi retirado da conta, e no campo CPF só aparecem os quatro últimos dígitos. “Ou seja, quem pagar a fatura da Copel o dinheiro vai sim cair na conta da empresa. Não existe golpe algum. Se mesmo assim a pessoa tiver alguma dúvida pode ir até o escritório da Copel ou ligar”, comentou.
O diretor do Procon afirmou que, com exceção ao vídeo com as informações falsas, não recebeu qualquer tipo de denúncia de golpe envolvendo a fatura da Copel. “O que chegou até nós foi este vídeo”, ressaltou, ao orientar os moradores para que não repassem o material por se tratar de informação falsa, o que é crime.
“O que chama atenção é que tempos atrás, acontecia muito golpe envolvendo o nome da Sanepar. Os consumidores entravam em um site falso, emitiam um boleto falso acreditando ser verdadeiro e pagavam a conta que não ia para Sanepar. Agora surge este vídeo falando da Copel. Imagine como a população deve estar com medo”, observou Jardim.
Nota à imprensa
Devido a grande repercussão do caso, a assessoria de imprensa da Copel emitiu uma nota à imprensa esclarecendo a situação. O documento diz que a conta de luz dos consumidores está passando por alteração de visual, ‘o que tem provocado a circulação de informações equivocadas em redes sociais. Segundo a Copel, a transição ocorre gradualmente em todo o Paraná. Por isso, as duas versões continuam valendo e são verdadeiras.
Ainda que o vídeo não trate de reais tentativas de golpe, a Copel orienta sobre como garantir a segurança no pagamento da conta de luz: caso o cliente queira confirmar se a fatura que está recebendo é verdadeira, entre no site da Copel, onde estão disponíveis os dois modelos em circulação; no momento do pagamento, é importante conferir se ele está endereçado corretamente para a Copel Distribuição ou Copel Distribuidora S.A., sem outras palavras ou letras duplicadas e, o recebimento da conta por e-mail ou WhatsApp, mais a programação de débito automático em conta, são boas opções para reforçar a segurança.