XXII Feira Agropecuária em Campo Mourão recebe mais de 8 mil visitantes

O Centro Universitário Integrado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), realizaram a XXII Feira Agropecuária nos dias 28 e 29 de março. A partir deste ano, o evento contou com a adesão da feira dos caminhos orgânicos, gerando ainda mais interesse do público. Os organizadores estimam que mais de 8 mil visitantes prestigiaram o evento nos dois dias.

Evento foi realizado nos dias 28 e 29 de março, em parceria entre o Centro Universitário Integrado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná)

Somente no primeiro dia, estiveram presentes mais de 3.500 visitantes, principalmente das escolas municipais e estaduais de Campo Mourão e região. Foram realizadas palestras técnicas sobre apicultura, em parceria com Sebrae, sobre manejo do solo e sustentabilidade e sobre manejo de água em sistemas produtivos, totalizando seis palestras com mais de 400 participantes.

Nos dois dias de negócios, também tiveram aproximadamente 120 empresas do agronegócio expondo e comercializando seus produtos, entre eles, placas solares, maquinários, implementos agrícolas, de segurança, de ornamentação e paisagismo, plantas, vasos e produtos da agroindústria familiar, em vários estandes os parceiros mostraram novas tecnologias aos visitantes.

O IDR-Paraná participou com orientações sobre manejo e conservação de solos, programas e políticas públicas, manejo de pragas e doenças da soja, tecnologia de aplicação de agrotóxicos, manejo da infiltração de água no solo e agroindústria. Agentes financeiros presentes apoiaram a feira no desenvolvimento regional, incluindo o Sicredi, Banco do Brasil e Cresol.

Lideranças locais e regionais também marcaram presença no evento, incluindo a reitora do Centro Universitário Integrado, Maria da Conceição Montans Baer, o mantenedor, Henning Baer, o CEO, Jeferson Vinhas, o diretor da instituição, Rafael Zampar, o coordenador dos cursos de agrárias, Marcelo Picoli (organizador), o prefeito municipal Douglas Fabrício, o chefe do núcleo regional da Seab, João Ricardo Barbosa Rissardo, o gerente regional de extensão rural do IDR-Paraná, Jairo Martins de Quadros (organizador), o representante do governo do estado, Ricardo Maia, os presidentes do Sindicato Rural, Cesar Bronzel, e do Senar, o Josiel Nascimento, além de várias outras autoridades.

Para o diretor do Integrado, Rafael Zampar, a parceria do IDR-Paraná a partir de 2022 transformou uma mostra agronômica em uma grande e pujante feira agropecuária, além de trazer novos eventos de extensão e pesquisa para dentro da instituição com plantio de novas cultivares de feijão, milho e mandioca principalmente.

“A expectativa dos organizadores é que a feira se torne vitrine regional de tecnologia e inovação da região. Vamos aproximar todos os elos da cadeia produtiva, todos os agentes do segmento com os estudantes e produtores rurais e parceiros, buscando acelerar o desenvolvimento sustentável com agregação de valor e renda com melhoria da qualidade de vida”, destacou Marcelo Picoli na abertura dos trabalhos.

A reitora do Centro Universitário Integrado, Maria da Conceição Montans Baer, também comentou sobre a parceria. “Essa parceria de sucesso com IDR-Paraná mostrou que é possível irmos além. Vamos rumo ao topo dos eventos regionais do agronegócio. Meu sonho é fazer nosso show rural. Parabéns ao Jairo do IDR-Paraná e ao Marcelo, pela organização, e a todos os envolvidos, grata aos parceiros presentes. O Integrado é uma instituição inquieta e pensante, a melhoria contínua é nossa meta”, finalizou.

Além dos expositores do agro, os demais cursos do Integrado atenderam os visitantes com protetor solar, orientações de saúde, atendimentos odontológicos, massagens, teste glicêmico e tipagem sanguínea.

“A XXI feira agropecuária aproximou todos os atores do agronegócio regional, sejam acadêmicos, empresas, pesquisadores, extensionistas e produtores, para tratar as novidades da agropecuária, foram mais de 120 expositores de vários segmentos do agro, setor financeiro, setor produtivo agrícola e pecuário, máquinas, equipamentos, agroindustrialização e comercialização da produção, com destaque este ano a inclusão de várias palestras, participação do MP/Gaema, Detran, Sindicato rural, Senar, Feira de veículos e motos, entre outros. Essa parceria de sucesso trouxe o que se tem de melhor na região e se tornou um dos principais eventos agro da Comcam”, explicou o gerente regional do IDR-Paraná, Jairo Martins de Quadros.

A partir deste ano, o evento contou com a adesão da feira dos caminhos orgânicos

No seu pronunciamento, o prefeito Douglas Fabrício comentou da importância da feira para o desenvolvimento do agronegócio regional e parabenizou os organizadores e alunos presentes no evento. O Ministério Público, representado pela Dra. Rosana Araújo de Sá Ribeiro, comentou: “A unificação dos caminhos da produção orgânica com a feira agropecuária buscou qualificar e dar visibilidade a proposta assumida pelo estado de ter 100 da merenda orgânica até 2030, com a adesão das cooperativas da agricultura familiar e parceiros, fica mais fácil conseguir bons resultados”.

“Nosso evento bateu recorde de público, estimamos mais de 8.000 participantes e mais de 120 expositores se estruturando cada vez mais, sendo uma das principais feiras agropecuárias da região. O setor agropecuário esteve muito bem representado; as novas tecnologias apresentadas por pesquisadores, professores, extensionistas e empresas aos visitantes, nas palestras, eventos e oficinas qualificou nossa feira e mostrou que estamos no caminho certo”, disse Picoli no final do evento.