Amobasquete

A Associação Mourãoense de Basquete (AMOBASQUETE) foi fundada por um grupo de apaixonados e abnegados pelo basquete em 2008 com o objetivo de colaborar na administração do basquete mourãoense, especialmente na captação de recursos para a modalidade. O envolvimento dos voluntários foi exemplar, em tal medida, que a Associação foi modelo para outras iniciativas similares.

Chegada do Emerson


A contratação de um técnico experiente e de renome nacional como o Emerson Luis de Souza foi fundamental para o projeto do basquete mourãoense. Primeiro porque além da experiência, Emerson trouxe consigo uma determinação exemplar aliada ao trabalho em todas as categorias, da base ao adulto, sobretudo, tendo ciência e paciência para desenvolver seu trabalho conforme as possibilidades financeiras do projeto.

Passos pequenos

Outra lição importante que o basquete mourãoense ensina é o de andar conforme a possibilidade, mas sempre mirando o crescimento. Este momento de profissionalização do basquete tem mais de dez anos e gradativamente aumentou-se os recursos financeiros e as participações em competições cada vez mais importantes. Era Taça Paraná e Abertos, depois Estadual, logo Sul-Brasileiro, Abertos Brasileiros, Copa Brasil, Super Copa, e enfim, Liga Ouro, a um passo da NBB.

Lei de Incentivo ao Esporte

A Lei de Incentivo ao Esporte Municipal e posteriormente a Lei de Incentivo Federal foram fundamentais para o crescimento e fortalecimento do basquete mourãoense, pois os recursos provenientes desta fonte possibilitaram certa autonomia do poder público, uma vez que aproximaram a modalidade da iniciativa privada.

Público e Privado

Um ponto interessante do basquete foi a crescente adesão de apoios privados, seja como patrocinadores, apoiadores ou parceiros. Se de um lado para funcionar bem, o basquete precisa, e muito, da estrutura pública de nosso município, de outro, especialmente se tratando do esporte de alto rendimento, é necessário que a maior parte dos recursos seja oriunda da iniciativa privada e isso está sendo muito bem gerenciado pela atual diretoria da Amobasquete, com seu presidente Nelson Martins e equipe.