Doença rara tira a visão de gêmeos repentinamente

Os gêmeos britânicos Michael e Daniel Smith, de 20 anos, tiveram uma infeliz surpresa quando iniciaram os estudos na universidade. Eles começaram a perder a visão de repente.

A causa da perda da visão é uma doença genética rara e incurável, conhecida como Síndrome de Leber.

A Síndrome de Leber é muito rara, somente 150 pessoas sofrem da doença na Grã-Bretanha e por isso não é muito conhecida. Sabe-se que ela causa a morte das células no nervo ótico e impede o envio de informações entre os olhos e o cérebro.

O primeiro dos gêmeos a apresentar os sinais foi Michael. “Um dia, eu não conseguia mais ver os rostos das pessoas, ou as palavras na tela do projetor. A partir daí, a cada manhã, minha visão ficava muito pior. Em duas ou três semanas, perdi de 80 a 90% da minha visão”.

Os médicos informaram Daniel que, devido ao fato de eles serem gêmeos idênticos, ele tinha 60 a 70% de chance de também perder a visão. Fato que ocorreu nos últmos três meses.

Segundo especialistas, a Síndrome de Leber se manifesta na adolescência ou juventude normalmente, porém pode aparecer também na infância ou na vida adulta. Por motivos ainda não conhecidos, acomete mais homens em mulheres.

Apesar das dificuldades que a cegueira causa, os irmãos continuam estudando e pretendem levar a vida o mais próximo do normal.

Fonte: BBC Brasil